Livro sobre património religioso do concelho de Lagoa apresentado na Igreja de Estômbar

«Com os olhos no “Céu”. Os Templos da Fé do concelho de Lagoa (História, Memorial e Roteiro)», livro da autoria […]

«Com os olhos no “Céu”. Os Templos da Fé do concelho de Lagoa (História, Memorial e Roteiro)», livro da autoria de João Vasco Reis, vai ser apresentado na Igreja Matriz de Estômbar, no dia 9 de Setembro, às 18h00, no âmbito dos Encontros Ibn-Ammar.

Com edição também disponível em língua inglesa, com o título «With Eyes in “Heaven”. Temples of Faith in Lagoa County (History, Memorial and Itinerary)», o livro «sugere um roteiro pelos espaços sagrados do concelho de Lagoa, convidando o leitor a visitá-los e a contemplar todas as expressões artísticas que os ornamentam», explica a Câmara Municipal de Lagoa em nota de imprensa.

Trata-se de «um estudo resultante de um paciente trabalho de campo e de uma cuidada investigação levada a cabo em diversos Arquivos e Bibliotecas, que o torna acessível tanto a um público erudito, como ao público em geral», acrescenta a autarquia.

No ano dedicado ao “Património, olhar o Passado, rumo ao Futuro”, a Câmara Municipal de Lagoa tem vindo a organizar eventos culturais e recreativos, um pouco por todo o concelho, «tentando integrar os sítios e monumentos mais representativos, no sentido de sensibilizar toda a população e visitantes para a necessidade de salvaguardar e valorizar o património histórico-cultural e ambiental e o seu legado, transmitido de geração em geração, ao longo dos tempos».

«Herdar e partilhar um legado que é de todos, implica conhecê-lo e compreendê-Io nas suas múltiplas dimensões, uma das quais é o vasto e rico património religioso existente no concelho de Lagoa, cujo estudo é apresentado no livro “Com os olhos no “Céu”. Os Templos da Fé do concelho de Lagoa (História, Memorial e Roteiro)”, explica.

A apresentação pública desta obra, que a Câmara diz ser «o primeiro de três livros contratualizados com o historiador João Vasco Reis», decorrerá no âmbito dos Encontros Ibn Ammar, no cenário de um dos mais belos templos cristãos do concelho, a Igreja Matriz de Estômbar – classificada como Monumento Nacional desde 1984 – e estará cargo do professor Marco Sousa Santos.

Comentários

pub