Hoje é noite de concerto dos Terrakota em Monchique

O grupo Terrakota sobe esta noite, pelas 21h30, ao palco do Parque de São Sebastião, em Monchique, para mais um […]

O grupo Terrakota sobe esta noite, pelas 21h30, ao palco do Parque de São Sebastião, em Monchique, para mais um concerto da Semana da Juventude deste concelho serrano algarvio.

Os Terrakota apresentam uma «fusão surpreendente de música de raízes da África, América Latina, Brasil, mundo árabe, Índia e além».

Por isso, a Câmara Municipal de Monchique, que promove esta semana de atividades espcialmente dedicadas aos mais jovens, promete que em palco haverá «uma descarga poderosa de grooves ferventes, um expresso musical transcontinental, um grito para o mundo mudar o curso, uma celebração da Liberdade!».

A banda vai ter convidados especiais no palco, depois de, hoje de manhã, no Parque da Vila, ter havido uma oficina de dança e percussão da costa ocidental africana, cujos participantes vão participar no espetáculo de Terrakota.

Mas, até dia 19, a Semana da Juventude de Monchique terá muito mais para oferecer. Amanhã, 16 de Agosto, o dia é dedicado ao desporto, mais propriamente ao BTT, com o passeio “Monchique ao Luar”.

A Câmara de Monchique diz que esta é uma «oportunidade para percorrer os caminhos e trilhos na periferia da vila ao luar e participar num excelente convívio». A partida está marcada para o Largo dos Chorões, às 21h00, e o percurso é de 30 quilómetros.

«Estimular a criatividade e a imaginação através da construção de uma história e dos seus personagens» é o objetivo do Atelier de Teatro de Sombras, marcado para quinta-feira, 17 de Agosto, às 15h30, na Galeria de Santo António. Esta atividade tem como destinatários crianças e jovens dos 5 aos 14 anos e requer inscrição até 10 de Agosto.

BMX Water Jump: foto de arquivo de Nelson Inácio

Para o mesmo dia, às 16h00, está marcado, para as Piscinas Municipais, um «clássico da Semana da Juventude»: o BMX Water Jump Summer Session 2017, numa «noite repleta de adrenalina e emoção». Haverá saltos acrobáticos em bicicleta BMX, que terminam com um mergulho na piscina.

Um dos momentos altos da Semana da Juventude acontece na sexta-feira, dia 18, às 22h00, com o concerto da banda de soul portuguesa HMB, no Parque de São Sebastião.

No último dia da Semana da Juventude, sábado, 19 de Agosto, haverá uma Noveloteca, onde o público é convidado a escolher uma meada e uma pessoa com quem a dobar. Segundo a autarquia, a intenção da atividade é «juntar gerações diferentes».

Em cada meada, há um papel com as ‘instruções’ e, «do encontro entre as duas pessoas, devem nascer ideias para uma história que cada um (a pares ou individualmente) vai escrever e desenhar num pequeno livro em branco».

Esta atividade está marcada para as 10h00, na Galeria de Santo António, e também carece de inscrição até 10 de Agosto.

Às 17h00 do mesmo dia, os Lav Lur apresentam, na Rua do Porto Fundo, «um concerto para qualquer espaço e para qualquer público, amigável para crianças, percetível para estrangeiros, espetacular para velhotes, engraçado para banqueiros».

A Câmara de Monchique explica que «Lav Lur quer dizer Boas Notícias em arménio» e que o espetáculo «nasceu do encontro entre uma atriz e ilustradora portuguesa e um músico parisiense de origens arménia e americana, que partilham o sonho de serem trovadores e viajarem mundo fora, levando boas notícias a todos os públicos».

A fechar a programação da Semana da Juventude, às 19h00 do próximo sábado, no Largo dos Chorões, haverá Batik, um espetáculo de dança e percussão com «ritmos contagiantes transmitidos pelas intensas batidas de dunduns e djambés», que «promete contagiar a todos os espetadores com ritmo, cor e melodia».

Entre 16 e 18, decorre ainda um torneio do videojogo WRC, no Espaço Internet de Monchique, que requeria inscrição prévia até 10 de Agosto.

As inscrições para as atividades da Semana da Juventude devem ser feitas através do e-mail [email protected] ou do telefone 282 910 205.

Comentários

pub