Governo diz que já gastou mais de 3,6 milhões a reequipar hospitais do Algarve

Em 2017, já foram gastos 3,6 milhões de euros em equipamentos para diversos serviços dos Hospitais de Faro e de […]

Em 2017, já foram gastos 3,6 milhões de euros em equipamentos para diversos serviços dos Hospitais de Faro e de Portimão e ainda serão gastos mais de 7 milhões até final do ano, assegurou o Ministério da Saúde, em resposta a um requerimento feito pelo PCP na Assembleia da República.

No início de Julho, os comunistas pediram esclarecimentos sobre os investimentos  que estavam previstos para o Centro Hospitalar do Algarve e uma discriminação de onde o dinheiro seria gasto. Também solicitavam informação sobre os montantes de investimento previstos para 2018 e 2019.

Na resposta dada esta semana ao PCP, o Governo reafirmou a intenção de gastar mais de 19 milhões de euros nos hospitais da região, quase 11,3 (11.293.197,00) dos quais já este ano. Além da verba já investida, há procedimentos de cerca de 3 milhões de  euros (3.054.453,57) «a aguardar cabimento», enquanto os restantes 4,5 milhões (4.559.769,10) «dizem respeito a procedimentos que se encontram neste momento na fase de elaboração», segundo o Ministério da Saúde.

Quanto aos mais de 3,6 milhões (3.678.974,33)  já gastos, serviram para instalar uma nova máquina de ressonância magnética para o Serviço de Imagiologia do Hospital de Faro e a aquisição de uma nova máquina de angiografia, para a mesma unidade de saúde. Estes investimentos estiveram no centro de uma visita que o Conselho de Administração do CHA promoveu ao hospital farense no mês passado, que o Sul Informação acompanhou.

Na área da oftalmologia, a lista de aquisições é composta, entre outros, por «biómetro, tomógrafo, retinoscópio, paquimetro, ecógrafo», para as unidades de Faro e Portimão.

Também o equipamento de Urologia adquirido («uretrocistoscópio, nefroscópio, ureterorrenoscópio, urofluxometro, litotritor, entre outros»), se destinaram aos dois hospitais.

Na Anestesia, o Hospital de Portimão ganhou sete estações e foram adquiridos 20 ventiladores, para distribuir pelas Unidades de Cuidados Intensivos de Faro e Portimão. Os demais investimentos foram na Cardiografia («cardiotocógrafos gemelares com trólei e central cardiotografia e doppler fetal» – Faro e Portimão) e na Ortopedia (nove motores – Faro e  Portimão).

O Ministério da Saúde acrescentou que pretende investir mais 6,4 milhões de euros no centro hospitalar em 2018 e pouco menos de 1,5 milhões, em 2019.

Comentários

pub