Folkfaro volta a trazer ao Algarve o «colorido das músicas e danças do mundo»

O festival Folkfaro vai levar, de 19 a 27 de Agosto, o «colorido das músicas e danças do mundo» aos […]

O festival Folkfaro vai levar, de 19 a 27 de Agosto, o «colorido das músicas e danças do mundo» aos concelhos de Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel, Albufeira, Tavira e Silves. 

Neste evento, que passará por um total de 15 localidades, estarão representadas as músicas, danças e trajes de povos de diferentes continentes, através de grupos provenientes de sete nações. «Mais de trezentos participantes, entre bailadores e músicos» vão mostrar a «riqueza das tradições populares das suas terras», explica a organização.

“Povos, Culturas e Tradições!…” é precisamente o lema da edição de 2017. Os grupos participantes foram selecionados entre mais de uma centena de propostas recebidas pela organização, estando confirmadas as presenças de: Folk Ensemble Madara (Shumen), da Bulgária, Ensembles Murager e Inju Marzhan (Atyrau), do Cazaquistão,  Grupo Folklórico Costa Rica (Asserri), da Costa Rica, Gruppo Gergent (Sicília), de Itália, os mexicanos Ballet Folklórico de Orizaba (Orizaba) e o Ensemble Warszawianka (Varsóvia), da Polónia.

Além dos grupos internacionais, também as tradições portuguesas estarão bem representadas por grupos folclóricos de diversas regiões de Portugal: Grupo Tradicional “Os Casaleiros” – Azambuja, Rancho Folclórico Rosas do Lena – Batalha, Grupo Folclórico de São Torcato – Guimarães, Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão – Cortelha (Loulé), Rancho Folclórico da C.P. da Conceição de Faro e o Grupo Folclórico de Faro (organizador) – adulto, infantil e cancioneiro.

Tudo começa já este sábado, 19 de Agosto, às 21h30, com uma gala de abertura no Teatro das Figuras. Todos os países participantes estarão presentes, marcando «o arranque de nove intensos dias, repletos de espetáculos e inúmeras atividades, naquele que é um dos acontecimentos mais aguardados no verão cultural de Faro», considera a organização.

Esta gala contará com as participações especiais da CDA – Companhia de Dança do Algarve e da cantora Sandra Cristo, além da apresentação do grupo anfitrião e da estreia de todos os seis grupos internacionais convidados.

Quanto aos espetáculos diários regressam este ano ao palco do passeio da docas, em Faro, entre 20 e 27 de Agosto, em simultâneo com a Feira dos Doces, Frutos Secos e Bebidas Regionais.

Em cada uma dessas noites atuarão sucessivamente os diversos grupos estrangeiros, mas também haverá articipações especiais: Clube de Danças João de Deus, Associação S. Brás Bailando, Grupo “Amar Guitarra” e Fado com Cátia Alhandra acompanhada por José Alegre e Rafael Pacheco.

Já as animações de rua, na baixa e no Mercado Municipal, assim como os desfiles dos grupos da Pontinha ao Passeio da Doca e as animações musicais na “Tertúlia Algarvia” «irão trazer um ambiente de alegria e a festa à cidade».

Os programas especiais para crianças na Biblioteca e no Refúgio Aboim Ascensão, os programas para idosos em diversas instituições e um programa especial para os reclusos no Estabelecimento Prisional mostram, por outro lado, a componente social do festival.

Os ateliers de dança na Escola EB 2,3 Santo António irão permitir, aos mais curiosos, aprender e praticar um pouco das danças do mundo através dos grupos que nos visitam.

A Celebração Ecuménica na Igreja da Sé, no último dia, com uma mensagem de paz e união entre os povos, constitui também motivo de interesse deste festival.

O voluntariado e a inserção do festival na comunidade são aspetos fundamentais do FolkFaro. Os voluntários asseguraram o bom funcionamento de diferentes áreas do festival: Comissão Organizadora, alojamento, cozinha e refeitório, transportes, Folk-Bar, Folk-Shop, portaria, secretariado, apoio de Palco ou ainda acompanhando os Grupos como guias.

O FOLKFARO é o único festival do sul de Portugal com a certificação internacional do CIOFF-Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais, uma organização não-governamental (ONG) com relações formais de consulta com a UNESCO, criada em 1970 com o objetivo de salvaguardar a promoção e difusão da cultura tradicional e do folclore.

Para consultar o programa completo clique aqui.

 

 

Comentários

pub