Festa do Banho 29 recria tradição em Lagos (com direito à música de Quim Barreiros)

A tradicional Festa do Banho 29 (de Agosto) regressa ao Cais da Solaria, em Lagos, com direito a um concurso […]

A tradicional Festa do Banho 29 (de Agosto) regressa ao Cais da Solaria, em Lagos, com direito a um concurso de trajes de banho antigos e um concerto de Quim Barreiros. 

Este é um evento que se transformou, há muito, «numa manifestação de caráter popular já enraizada na cultura lacobrigense, sendo um dos principais eventos do município», segundo a Câmara de Lagos.

Como forma de relembrar, reviver e preservar esta tradição, a autarquia preparou para este dia um programa recheado de animação musical, animação de praia, comes e bebes, artesanato e doçaria regional.

Também não vai faltar o obrigatório banho noturno e um concerto de Quim Barreiros, às 22h30.

O evento, de entrada gratuita, conta com o apoio da ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (Delegação de Lagos), Moto Clube de Lagos, Associação dos Artesãos do Barlavento e Rádio Utopia.

Também na Praia da Luz a Festa do Banho 29 vai acontecer, estando a sua organização a cargo do Clube Recreativo, Cultural e Desportivo Luzense. Entre as 21h00 e as 3h00 está prometida muita animação musical com Ruth, Humberto Silva e DJ Toby One. Aqui, a entrada também é livre.

«O banho 29 é um misto de tradição folclórica e de ritual transmitido de pais para filhos com a crença que o banho daquela noite vale por 29 banhos. As suas origens são incertas. Quer provenientes de épocas muito antigas e ligadas aos ritos de fim do Verão, quer resultantes da herança árabe, o costume manteve-se. As gentes dos campos já não vêm em grupos animados, com os seus burrinhos e carroças, mas os locais continuam a cumprir a tradição», conta a Câmara de Lagos.

«Hoje, são grupos de jovens, mais foliões e menos rituais, que aproveitam essa noite para assar chouriço e contar histórias à volta de uma fogueira. À meia-noite o momento do banho leva muitos ao mergulho nas águas fugazmente iluminadas pelos clarões do fogo-de-artifício», acrescenta.

«Em Lagos, é na Solaria e na Praia da Batata que se junta maior número de entusiastas, reunidos pela proximidade da animação musical e do concurso de trajes de banho antigos. A tradição também se cumpre na Meia Praia, com os entusiastas agrupados em torno das fogueiras alinhadas ao longo do areal. Ali se bebe, come, conta e canta antes e depois do tradicional mergulho no mar», conclui.

 

Programa:

Em Lagos (Cais da Solaria):

10h00 | Recriação da Tradição do Banho 29 (pelo Centro de Estudos de Lagos) Local: Avenida e Praia da Batata

15h00 – 19h00 | Jogos Tradicionais e Animação Musical com Rádio Utopia

20h30 | Dança das Alforrecas e Companhia

21h00 | Concurso do Trajes de Banho Tradicionais

22h30 | Espetáculo com Quim Barreiros

Comentários

pub