Nos Dias Medievais de Castro Marim até se poderá ser «Rei por um dia»

Castro Marim volta a viver Dias Medievais entre os dias 23 e 27 de Agosto. Aquele que é já o […]

Castro Marim volta a viver Dias Medievais entre os dias 23 e 27 de Agosto. Aquele que é já o principal evento anual do concelho faz 20 anos e terá várias novidades, entre as quais a possibilidade de qualquer pessoa ser «Rei por um Dia».

A experiência “Seja Rei por um dia”, uma inovação do Banquete Medieval, vai permitir ao visitante desfrutar do repasto na Mesa Real, «com toda a grandiosidade e diferenciação que isso comportava», segundo a Câmara de Castro Marim.

Outras novidades que será introduzida é o espetáculo de videomapping“A Luz das Trevas, D. Dinis e o Dragão de Sal”,  que pode ser visto às 23h00 dos dias 25, 26 e 27 de Agosto e «vai transformar uma das fachadas do Castelo numa tela gigante onde, numa viagem de luz, design e som, se revelará a história que transformou esta vila raiana».

O Castelo servirá de tela, mas também de polo principal da festa. Será ali que acontecerão as principais recriações históricas, onde estará instalada a zona de artes e ofícios, onde estarão representadas «mais de 45 profissões» e onde decorrem os principais espetáculos, «como os torneios medievais a cavalo».

No paiol da antiga fortificação, os visitantes poderão conhecer Instrumentos de Tortura e Punição, numa exposição que mostra «uma das razões pela qual a Idade Média é considerada como a Idade das Trevas».

Tudo isto se passará num recinto que transporta as ruas e muitos dos habitantes de Castro Marim até à Idade Média. Nas ruas, os visitantes cruzar-se-ão com «guerreiros, grupos de música e de dança, cavaleiros, malabaristas, zaragateiros, cuspidores de fogo, contadores de histórias, gaiteiros, equilibristas, espadachins e contorcionistas, entre muitos outros».

O Mercado Medieval é o primeiro a abrir, às 15h00, com o Castelo a abrir portas pelas 18h00. Durante o evento, o Gabinete de Apoio ao Munícipe (GAM) funcionará como posto de apoio e informações.

Os preços de entrada variam consoante se queira ter acesso a todo o recinto (Castelo e Mercado) ou apenas ao Mercado Medieval. Quem não fizer questão de subir ao Castelo, paga apenas 3 euros (maiores de 12). Para crianças entre os 6 e os 11 anos, o bilhete completo também custa 3 euros. Já para maiores de 12 anos, adquirir o bilhete que também dá acesso ao Castelo custará 7 euros, com direito a uma caneca.

Os interessados em participar no banquete pagam 35 euros, valor que dá direito à refeição, acesso a todo o recinto e caneca. Por 50 euros, pode-se ter as mesmas regalias e jantar na Mesa do Rei.

Também serão vendidos passes para os cinco dias de evento, que custam 7,5 euros para crianças entre os 6 e os 11 anos e 15 euros para maiores de 12.

Os bilhetes estão à venda na bilheteira online BOL, no Gabinete de Apoio ao Munícipe (GAM), no Mercado Local de Castro Marim, na Casa do Sal, nos Quiosques do Património colocados nas praias do concelho – Alagoa/Altura, Praia Verde e Cabeço, no Centro Comercial Tavira Gran Plaza e no Fórum Algarve. Pode também adquiri-los no próprio dia, nas várias bilheteiras dispersas pela vila.

Os residentes no concelho de Castro Marim têm acesso gratuito a todo o recinto, mas terão de solicitar as pulseiras de acesso ao evento no GAM, nas Juntas de Freguesia do concelho ou através do serviço Castro Marim Consigo.

Comentários

pub