Centro Ciência Viva de Lagos mostra “Morcegos às Claras”

O Centro Ciência Viva de Lagos (CCVL) vai mostrar “Morcegos às Claras”, entre 11 de Agosto a 30 de Outubro. […]

O Centro Ciência Viva de Lagos (CCVL) vai mostrar “Morcegos às Claras”, entre 11 de Agosto a 30 de Outubro. Esta é uma exposição com cinco módulos e explora o «curioso mundo dos morcegos», mostrando a sua importância, as ameaças que enfrentam e de que forma podem ser protegidos.
Segundo o Centro Ciência Viva de Lagos, «um dos principais objetivos da exposição, também passa por alertar para a necessidade de mudança de atitudes e comportamentos negativos associados a estes mamíferos voadores».
«Os morcegos que existem em Portugal são essencialmente insectívoros, comendo borboletas noturnas, escaravelhos, grilos e outros pequenos insetos voadores, como os mosquitos. Algumas espécies de morcegos comem metade do seu próprio peso em insetos numa só noite, conferindo-lhe um papel fundamental no equilíbrio dos ecossistemas, como controladores de pragas agrícolas e florestais», acrescenta o Centro.
As dimensões dos morcegos «são muito variáveis, sendo que o menor morcego do mundo é o morcego-abelha, com 2g de peso, e os maiores do mundo são as raposas voadoras, que podem atingir 1,5m de envergadura alar».
Em todo o mundo existem cerca de 1200 espécies de morcegos, sendo que, em Portugal, há 27 espécies, que representam 40% dos mamíferos do nosso país. Nove dessas espécies estão ameaçadas.
Produzida pelo Centro Ciência Viva do Alviela, esta exposição foi desenvolvida no âmbito do projeto Quiroptário Fora de Portas e tem como parceiros a Câmara Municipal de Alcanena, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. Esta é a segunda vez que o CCVL dedica a sua atenção aos morcegos após a exposição fotográfica, em 2013, Morcegos Lusos produzida pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

Comentários

pub