Caminhadas culturais ao luar entre o Cerro da Vila e Loulé Velho esgotam

As duas caminhadas culturais do ciclo «Património ao Luar», entre o Cerro da Vila (em Vilamoura) e Loulé Velho (em […]

As duas caminhadas culturais do ciclo «Património ao Luar», entre o Cerro da Vila (em Vilamoura) e Loulé Velho (em Quarteira) esgotaram. A primeira teve lugar a 4 de Agosto, a segunda está marcada para sábado, dia 2 de Setembro, mas já não tem lugares disponíveis.

Pedro Barros, um dos arqueólogos que será guia da iniciativa, salienta que «não é todos os dias que duas caminhadas sobre Património esgotam de um dia para o outro».

Integradas no programa cultural da exposição «LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades», patente no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, estas caminhadas culturais arqueológicas organizadas pelo Museu de Loulé pretendem promover o Património Cultural do concelho percorrendo os vários milénios da História do concelho.

A caminhada entre os sítios arqueológicos de Loulé Velho e Cerro da Vila, numa extensão de 7 quilómetros, tem um grau de dificuldade médio (parte do percurso é em areia), com uma duração prevista de três horas. Os arqueólogos Pedro Barros e Filipe Henriques serão os guias.

Iluminados pela luz da lua, o grupo de inscritos vai caminhar à noite para conhecer o sítio arqueológico de Loulé Velho e descobrir alguns objetos arqueológicos aí encontrados. Com o auxílio de fotografias antigas vai «perceber como este importante sítio arqueológico tem vindo a ser engolido pelo mar nos últimos anos».

O passeio terminará na importante vila romana do Cerro da Vila. Pelo caminho, o grupo visitará ainda o local do sítio pré-histórico de Forte Novo. 

No dia 23 de Setembro, será promovida nova caminhada cultural arqueológica, desta vez na zona do Ameixial e tendo como tema a Escrita do Sudoeste.

A exposição «LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades» apresenta mais de 7 mil anos de história do concelho, revela costumes, hábitos alimentares e a vida quotidiana das várias civilizações que por ali passaram através de peças arqueológicas. A exposição está patente no Museu Nacional de Arqueologia (Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa), de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 18h00.

Loulé Velho

Comentários

pub