Ana Paula Gonçalves é a presidente do Conselho de Administração do novo CHUA

Ana Paula Pereira Gonçalves, antiga presidente do Conselho de Administração do Hospital de Faro, foi nomeada esta quinta-feira como presidente […]

Ana Paula Pereira Gonçalves, antiga presidente do Conselho de Administração do Hospital de Faro, foi nomeada esta quinta-feira como presidente do Conselho de Administração do novo Centro Hospitalar Universitário do Algarve, na reunião do Conselho de Ministros de hoje, dia 24 de Agosto.

O órgão responsável pela gestão desta estrutura que junta os hospitais do Algarve, o Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul e um Centro Académico ligado à Universidade do Algarve terá como vogais executivos o médico cirurgião Mahomede Americano, bem como Hugo Nunes, economista e vice-presidente da Câmara de Loulé, Helena Leitão, médica e docente da Universidade do Algarve, e Filomena Martins, enfermeira e docente na Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve.

A administração do CHUA acabou por ser nomeada no dia em que a estrutura nasceu oficialmente, o que permitirá acelerar o processo de passagem de testemunho dos administradores do agora extinto Centro Hospitalar do Algarve para os da nova estrutura. Também a presença de Helena Leitão, que já pertencia à anterior equipa, poderá dar uma ajuda à transição.

Os nomes escolhidos acabam por ir ao encontro de uma das grandes vantagens apontadas pelo Governo e pela Administração Regional de Saúde do Algarve para o novo modelo, a forte ligação à Universidade do Algarve e à investigação que ali é feita, tendo em conta que duas das vogais, Helena Leitão e Filomena Martins (que deverá ser nomeada enfermeira-diretora), estão ligadas à academia algarvia.

A equipa conta ainda com a experiência ganha pela sua presidente enquanto responsável máximo pelo então Hospital Distrital de Faro, bem como com a do médico Mahomede Americano, que deverá ser o novo diretor clínico do CHUA e já foi o diretor do Serviço de Cirurgia do Hospital de Portimão. Hugo Nunes, que era apontado como o número dois da estrutura, deverá ser o “homem dos números”, tendo em conta a sua formação e percurso.

O Conselho de Ministros acabou por confirmar os dois nomes que o jornal Público avançou há cerca de três semanas e que o Sul Informação também confirmou junto de diversas fontes.

Comentários

pub