Almodôvar passa a receber derrama da concessionária da mina de Neves-Corvo

A Câmara de Almodôvar anunciou hoje que vai começar a receber, a partir deste ano, parte da derrama paga pela […]

A Câmara de Almodôvar anunciou hoje que vai começar a receber, a partir deste ano, parte da derrama paga pela concessionária da mina de Neves-Corvo, a empresa Somincor.

Esta era uma velha «aspiração» desta autarquia do Baixo Alentejo, uma vez que, apesar de se situar no subsolo dos concelhos vizinhos de Castro Verde e de Almodôvar, a mina apenas pagava a sua derrama ao primeiro destes municípios. Mas «não era justo», considera o executivo almodovarense em nota de imprensa enviada às redações.

Com a recente alteração, Almodôvar vai receber este ano, pela primeira vez, cerca de 40 mil euros da derrama relativa a 2016 a pagar pela Somincor.

A Câmara de Almodôvar explica que vai passar a receber parte da derrama paga pela Somincor porque o Governo, tendo em conta uma nova lei e «a constante pressão» do atual executivo autárquico, «criou uma nova fórmula específica para a repartição da derrama municipal, relativa à atividade de exploração de produtos mineiros».

«A partir deste ano, Almodôvar passa a fazer parte dos municípios que beneficiam da derrama da Somincor», congratula-se a
autarquia, lembrando que se trata de «uma aspiração do município ao longo de vários anos».

Segundo a Câmara de Almodôvar, trata-se de um «novo encaixe financeiro», que «vem dar mais condições à autarquia para investir ainda mais no concelho».

A derrama é um imposto municipal que pode ser lançado anualmente pelos municípios e incide sobre o lucro tributável das empresas.

Comentários

pub