Alcoutim afirma-se como «Capital do Figo-da-Índia» com concursos e jornadas

O 7º Concurso “Aromas e Sabores com Figo da Índia”, as 3ª Jornadas Técnicas Opuntia ficus-indica de Alcoutim e ainda […]

O 7º Concurso “Aromas e Sabores com Figo da Índia”, as 3ª Jornadas Técnicas Opuntia ficus-indica de Alcoutim e ainda o 2º Concurso fotográfico WorldLand Opuntia ficus-indica são três das atividades promovidas, até Novembro, no concelho de Alcoutim, que se afirma como a «Capital do Figo-da-Índia».

O concelho de Alcoutim celebra, assim, «a unicidade, sublimidade e versatilidade da figueira-da-índia e do seu fruto».

Agosto e Setembro são os meses de colheita do figo-da-Índia e «a “chegada” deste fruto doce e suculento é motivo de festa», pelo que o programa de atividades conta com a degustação de inovadoras receitas feitas com esse fruto, um convite aos amantes da fotografia e a presença de especialistas de renome internacional, que estarão em Alcoutim para debater, aprofundar e promover a figueira e o figo da Índia enquanto produtos endógenos de grande importância no contexto de desenvolvimento da região.

O concurso «Aromas e Sabores com Figo da Índia” destina-se a incentivar a inovação e o empreendedorismo de modo a aproveitar os produtos autóctones e a sustentabilidade local, valorizando os saberes milenares da Dieta Mediterrânica. Terá lugar no Salão da Junta de Freguesia de Martim Longo, já no próximo sábado, dia 2 de Setembro.

A inscrição no concurso, que tem as modalidades de Bolos, Doces e Sobremesas e ainda Bebidas, e se destina a profissionais e a amadores, é gratuita e deverá obrigatoriamente ser entregue até sexta-feira, dia 1.

As inscrições podem ser feitas online, através do blogue http://cfigodaindia.blogspot.pt/ ou através do envio de ficha de inscrição devidamente preenchida para: [email protected] ou [email protected].

Quanto ao 2º Concurso de Fotografia “WorldLand Opuntia ficus-indica”, aberto à participação de todos os amantes da fotografia, fotógrafos amadores e profissionais, tem também o objetivo de promover a unicidade e versatilidade da Figueira-da-índia e do seu fruto.

O concurso está subordinado ao tema “Opuntia ficus indica”, pelo que se consideram enquadradas neste tema fotografias que retratem vários aspetos da Figueira-da-índia, em toda a sua abrangência, e a sua envolvência.

«Pretende-se que cada trabalho fotográfico capte a representação de uma variedade infinita de sensações, muito além da visão – o que os ouvidos ouvem, o que o nariz cheira, o que a mente regista», salienta a organização.
As fotografias concorrentes devem ser entregues até dia 2 de Novembro. Os prémios serão entregues nas 3ª Jornadas “Opuntia ficus-indica de Alcoutim”, no dia 11 de Novembro, no Pavilhão Municipal José Rosa Pereira, em Martim Longo.

O evento «Concelho de Alcoutim – Capital do Figo da Índia» é organizado pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia de Martim Longo, em estreita colaboração com a CGFI – Confraria Gastronómica do Figo e da Figueira-da-índia, a ADECMAR – Associação de Desenvolvimento Etnográfico Cultural de Martim Longo, a APROFIP – Associação de Produtores de Figo da Índia de Portugal e o CRCL – Centro Recreativo e Cultural do Laborato, e conta com o alto patrocínio do Restaurante São Gabriel, do Hilton Vilamoura As Cascatas Golf Resort & Spa, do Hotel Apartamento do Golfe, Fun River Animação Turística Lda e da  LIMITE Zero.

 

7º Concurso “Aromas e Sabores com Figo da Índia” │ Salão da Junta de Freguesia Martim Longo, Martim Longo
2 de Setembro

Clique aqui para saber mais

 

2º Concurso fotográfico WorldLand Opuntia ficus-indica │ concelho de Alcoutim
Entrega de Fotografias: 2 de Novembro
Entrega de prémios: 11 de Novembro
Exposição: 11 e 12 de Novembro

Clique aqui para saber mais

 

3ª Jornadas Técnicas “Opuntia ficus-indica de Alcoutim” │ Pavilhão Municipal José rosa Pereira, Martim Longo
11 de Novembro

Integradas na Feira da Perdiz

 

Comentários

pub