Agrupamentos e escolas do Algarve também vão ter Autonomia e Flexibilidade Curricular

Sete agrupamentos escolares e quatro escolas de todo o Algarve vão passar a ter Autonomia e Flexibilidade Curricular, um projeto-piloto […]

Sete agrupamentos escolares e quatro escolas de todo o Algarve vão passar a ter Autonomia e Flexibilidade Curricular, um projeto-piloto que, no próximo ano letivo, será implementado em 236 unidades orgânicas de todo o país.

O projeto envolve os agrupamentos escolares Dr Jorge Augusto Correia (Tavira), Dra Laura Ayres (Quarteira, Loulé), Júdice Fialho (Portimão), Pinheiro e Rosa (Faro), Poeta António Aleixo (Portimão), Professora Paula Nogueira (Olhão) e Silves Sul.

A lista no Algarve inclui ainda a Escola Profissional Cândido Guerreiro (Alte, Loulé), bem como as Escolas Secundárias de Loulé, Dr Francisco Fernandes Lopes (Olhão) e João de Deus (Faro).

O projeto-piloto da autonomia e flexibilidade curricular será aplicado ao primeiro ano de cada ciclo escolar, ou seja, aos 1º, 5º, 7º e 10º anos de escolaridade, cabendo às escolas a decisão sobre o número de turmas participantes.

O programa visa promover «melhores aprendizagens indutoras do desenvolvimento de competências de nível mais elevado», assumindo a centralidade das escolas, dos seus alunos e professores, e permitindo a gestão do currículo de forma «flexível e contextualizada».

O Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, de Faro, promoveu recentemente um encontro com a comunidade educativa, para esclarecer dúvidas e debater ideias sobre o projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, que o ensino secundário deste agrupamento vai integrar no próximo ano letivo.

Comentários

pub