Vila Vita Biergarten mais próximo das raízes bávaras apresenta novas cervejas artesanais e menu «de partilha»

À Pilsener, junta-se agora uma IPA (Indian Pale Ale) e uma Brown Ale. São cervejas artesanais, da marca «Porches» e […]

À Pilsener, junta-se agora uma IPA (Indian Pale Ale) e uma Brown Ale. São cervejas artesanais, da marca «Porches» e podem ser degustadas no renovado Vila Vita Biergarten, precisamente em Porches (Lagoa), acompanhando uma carta gastronómica cheia de coisas boas, muitas delas novas no menu.

O «mais autêntico jardim de cerveja alemão em Portugal» reabriu no início de Julho, depois de ter sido alvo de uma remodelação que lhe conferiu um ambiente ainda mais bávaro. O espaço interior apresenta-se agora forrado com madeira vintage com 120 a 140 anos de idade, pelo que, quem entrar no Biergarten, irá sentir-se transportado diretamente para um chalet rústico nos Alpes Bávaros.

Na semana passada, para dar a conhecer todas as novidades ao nível da decoração, da cerveja e do menu, a Vila Vita convidou um grupo restrito de jornalistas, entre os quais a repórter do Sul Informação.

O menu mantém o conceito de “comida para cerveja” e de “talho à mesa”, tendo sido acrescentados alguns novos pratos. E ficou a saber-se – tendo sido possível degustar – que há agora mais propostas para partilhar entre amigos, na boa tradição dos jardins de cerveja alemães.

Assim, da renovada cozinha do Biergarten, comandada pelo chef executivo Manfred Kickmaier, saíram entradas como a Obatzda, uma pasta de queijos Camembert e Brie, com cebola roxa e brez’n morno, ou o Queijo Bavaria Blue Crocante com Rosti de Batata e Mirtilos (Bayerischer Blauschimmelkäse), a Espiral de Nuremberga, uma salsicha de carne de novilho e porco, temperada com ervas aromáticas e acompanhada com mostarda de maçã e que é o «prato de partilha por excelência», ou o prato vegetariano de pasta Schupfnudeln com legumes grelhados e pesto de manjericão e amêndoa e ainda a Schweinebauch, a Barriga de Porco Crocante, acompanhada com batata-doce de Aljezur temperada com curcuma e com maçã.

Uma das características importantes deste Biergarten é que as carnes são produzidas na herdade da Vila Vita no Alentejo (Herdade dos Grous) e cortadas pelo mestre alemão responsável pelo talho que funciona paredes meias com o jardim. São pormenores que fazem muita diferença.

 

Mas porque se trata de um jardim de cerveja, o destaque das degustações foi também para as novidades nesta área. A IPA Porches é uma «cerveja gastronómica, com muita frescura, mas que termina com alguma secura, que quase obriga a comer alguma coisa», explicou o diretor de Food&Beverage do Grupo Vila Vita.

Esta cerveja apresenta tem «lúpulos leves e maltes de média intensidade para não se tornar pesada». Por isso, apesar de ser uma IPA, tem «um estilo frutado, equilíbrio de acidez e secura no retro gosto», o que significa que «precisa de comida para ser consumida».

Desenvolvidas para a Vila Vita – e só podem ser consumidas no seu Biergarten ou no resort, uns quilómetros mais à frente, junto à praia de Nossa Senhora da Rocha – estas cervejas têm a assinatura dos mestres cervejeiros da coimbrã Dux: Paulo Silva e José Miguel Faria.

Foram feitas 1500 unidades da IPA que já esgotaram, tal foi o sucesso. E os mestres cervejeiros estão a desenvolver uma nova craft beer para o Biergarten da Vila Vita, desta vez «uma edição especial de uma cerveja com perfil belga».

A renovação do espaço do jardim de cerveja, para lhe dar um look mais da Baviera, levou também à criação de um novo bar à entrada, coberto com as tradicionais telhas de madeira usadas na região bávara, ou a transformação do primeiro andar num verdadeiro «Beer Social Club», um espaço para grupos, que podem pedir o seu próprio barril de cerveja e até tem uma zona de estrado mais elevada que pode acolher uma banda e servir para dançar.

Aberto ao longo do ano, para almoço e para jantar, é na tradicional October Fest que o conceito do Biergarten da Vila Vita atinge o seu expoente máximo. «Há pessoas, portugueses e estrangeiros, que já reservam de um ano para o outro, de tal modo esta festa lhes entrou nos hábitos. E há quem venha de propósito de Lisboa ou de Sevilha», acrescenta o diretor de F&B. E por isso até foi preciso aumentar o período da festa, pelo que, este ano, a October Fest será de 27 de Setembro a 8 de Outubro.

 

Depois de terminar uma refeição bem regada com três ou quatro variedades de cerveja (a Pilsener, a IPA e a Brown Ale da marca própria «Porches», e ainda a Weiss da Erdinger), foi tempo de terminar a refeição com um digestivo, um schnapps (aguardente destilada) de maçã (fresquinho) ou de framboesa, produzido na Áustria.

A fechar, uma visita à cozinha capitaneada pelo chef Manfred Kickmaier e com o português Alexandre Cabral. Manfred explicou que a comida que dali sai é «a típica comida de cervejaria alemã, mas com um twist mediterrânico». E tudo pensado para ser acompanhado pela boa cerveja.

 

VILA VITA BIERGARTEN
Aberta de terça-feira a sexta-feira, das 13h00 às 22h00, aos sábados e domingos aberto das 12h30 às 22h00 (fecha à segunda-feira).
Sobretudo ao jantar e nos barbecues à sexta-feira, convém reservar

EN 125, Rotunda de Porches · 8400-489 Porches · Algarve, Portugal
+351 282 381 177
[email protected]

 

Fotos: Elisabete Rodrigues|Sul Informação

 

Comentários

pub