Sítio arqueológico de Vale de Boi mostra os seus tesouros em novo Dia Aberto

A Jazida Arqueológica Paleolítica de Vale Boi, em Vila do Bispo, volta a abrir portas a toda a população no […]

A Jazida Arqueológica Paleolítica de Vale Boi, em Vila do Bispo, volta a abrir portas a toda a população no sábado, dia 15 de Julho, entre as 10h00 e as 16h00.

Neste dia, qualquer pessoa pode dirigir-se a este sítio arqueológico e «ver em detalhe o trabalho de escavação arqueológica, observar e manusear os artefactos exumados com mais de 30 mil anos, e colocar, na primeira pessoa, todas as perguntas aos arqueólogos e alunos que se encontram a trabalhar em Vale Boi», segundo a Universidade do Algarve, cujo Centro Interdisciplinar de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano (ICArEHB) promove este Dia Aberto, em colaboração com a Câmara de Vila do Bispo.

Esta jazida foi descoberta em 1998 como resultado dos trabalhos de prospeção nos vales fluviais da Costa Vicentina. Situada a leste da Ribeira de Vale Boi (concelho de Vila do Bispo), em frente da pequena localidade com o mesmo nome, a jazida paleolítica localiza-se a cerca de 2 quilómetros da atual linha de costa.

Desde que começaram as escavações arqueológicas, no ano 2000, foram exumados «inúmeros artefactos de caça e de atividades diárias», bem como «milhares de ossos de animais caçados, incluindo veado, auroque, cavalo, javali e coelho que terão servido para a alimentação desses caçadores-recolectores, bem como leão, lobo, raposa e lince, provavelmente caçados devido às suas peles».

No sítio arqueológico de Vale Boi também é possível observar «elementos de arte móvel, característica do período paleolítico na Península Ibérica».

«Os vestígios arqueológicos apresentam uma dispersão superior a 10 mil metros quadrados, ocupando toda a vertente, que é limitada a Este por um afloramento calcário com 10 metros de altura e a Oeste pelo aluvião da Ribeira», concluiu a UAlg.

Comentários

pub