Requalificação da envolvente do Complexo Desportivo de Ferreiras ganha Orçamento Participativo de Albufeira

O projeto “Requalificação da Zona Envolvente a Norte do Complexo Desportivo de Ferreiras” foi o vencedor da edição deste ano […]

O projeto “Requalificação da Zona Envolvente a Norte do Complexo Desportivo de Ferreiras” foi o vencedor da edição deste ano do Orçamento Participativo de Albufeira, cujos resultados foram anunciados ontem, dia 18 de Julho. A obra, que será incluída no Orçamento Municipal para 2018, custará 250 mil euros, a verba total disponibilizada pela Câmara albufeirense para este processo de participação cidadã.

A proposta vencedora «consiste na intervenção na zona de parque infantil e parque de estacionamento, com a criação de um Parque Multiusos, mantendo a valência de estacionamento, demolição dos balneários existentes, colocação de estrutura de sombreamento com painéis laterais removíveis e correção viária da Rua da Nora, respetivas infraestruturas e reorganização dos lugares de parqueamento», segundo a Câmara de Albufeira. Também se prevê «a criação de uma praça que irá permitir a realização de eventos».

A área de intervenção é de 2830 metros quadrados e a obra tem um prazo de execução é de 180 dias, «devendo ficar concluída até Dezembro de 2019», tendo em conta que o regulamento do OP de Albufeira prevê que as obras realizadas neste âmbito «têm um prazo de execução de dois anos».

Este foi o projeto de entre os nove a votação que recebeu mais votos, 238 no total, apenas três a mais do que o segundo projeto mais votado, o de criação do Parque da Cidade.

Mesmo não tendo ganho, todas propostas que foram feitas pelos cidadãos nesta edição do OP «fazem sentido e irão ser objeto de ponderação por parte da autarquia, para que possam ser executados oportunamente», garantiu a Câmara.

«O Orçamento Participativo tem a grande virtude de nos dar a noção do que é que as pessoas querem, de quais são as necessidades que consideram prioritárias para a zona onde vivem. Isto dá-nos o conforto de saber que o concelho mexe e que participa nas decisões que implicam com o seu desenvolvimento de forma sustentável. Por isso iremos dar o máximo de atenção e fazer todo o esforço para que estes projetos sejam todos concretizados», afirmou o presidente da Câmara de Albufeira Carlos Silva e Sousa na cerimónia de anúncio do vencedor do Orçamento Participativo de Albufeira para 2018.

Além de elogiar a «equipa altamente motivada» de funcionários autárquicos que dinamiza o OP, o edil albufeirense aproveitou para defender que «é igualmente necessário que todas as pessoas se motivem, divulguem e participem ativamente, para que a iniciativa prossiga no bom caminho e se justifique aumentar a verba destinada à sua concretização, que na primeira edição começou por ser no valor de 60 mil euros e agora já vai em 250 mil euros».

Das edições anteriores do OP Albufeira já se encontra em funcionamento o Centro de Bem-Estar Animal (1ª edição), «prevendo-se que até ao final deste ano fiquem concluídas as obras de Reabilitação da Zona de Recreio da Escola Básica nº1 de Albufeira e a Requalificação do Polidesportivo da Guia (2ª edição), enquanto a Requalificação da Estrada dos Salgados e os Parques Lúdicos de Vale Navio e da Falésia irão ficar concluídos até Dezembro de 2018 (3ª edição)».

Comentários

pub