Quinze “Pioneiros do conhecimento científico do Algarve” visitam Monchique

A exposição “Pioneiros do conhecimento científico do Algarve” vai estar patente na Galeria Municipal de Santo António, em Monchique, entre […]

A exposição “Pioneiros do conhecimento científico do Algarve” vai estar patente na Galeria Municipal de Santo António, em Monchique, entre 21 de Julho e 11 de Agosto.

Segundo o Grupo de Dinamização Cultural “O Monchiqueiro”, que promove a iniciativa, esta é «uma exposição itinerante, produzida por dez museus, pertencentes à Rede de Museus do Algarve, que revela onze figuras com legados importantes para o conhecimento científico da região e que desenvolveram a sua atividade entre o último quartel do século XIX e meados do século XX».

O leque de personalidades apresentadas vai de José Sande Vasconcelos a Estácio da Veiga, passando por José Leite de Vasconcelos, Santos Rocha, Ataíde Oliveira, José Formosinho, Estanco Louro, Pe. Manuel Madeira Clemente, Pe. Nunes da Glória, Pe. Semedo de Azevedo e João Grade.

No entanto, acrescenta a associação, «atendendo à especificidade do concelho de Monchique» serão acrescentados mais quatro “pioneiros do conhecimento”, «cujo trabalho foi muito importante para o conhecimento do território monchiquense. São eles Abel Viana, Octávio da Veiga Ferreira, Augusto da Silva Carvalho e José António Guerreiro Gascon».

Os dois primeiros, juntamente com José Formosinho, identificaram diversos sítios e monumentos arqueológicos; Augusto da Silva Carvalho, embora não fosse monchiquense, escreveu e publicou três estudos sobre as Caldas de Monchique, sendo que o Grupo de Dinamização Cultural “O Monchiqueiro” destaca “Memórias das Caldas de Monchique” (1939) e José António Guerreiro Gascon, o único monchiquense deste conjunto de investigadores, foi responsável pela obra «Subsídios para a Monografia de Monchique» (1955).

A exposição, que tem o apoio do Município de Monchique, está aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

Comentários

pub