Programa cultural da exposição «LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades» arranca dia 15 com visita guiada

O programa cultural da exposição «LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades», patente no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, arranca no dia […]

O programa cultural da exposição «LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades», patente no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, arranca no dia 15 de Julho, às 15h30, com a visita guiada temática «As matérias primas e a sua transformação em Época Romana».

Esta visita dará a conhecer ao público «os recursos marítimos, agrícolas e mineiros desenvolvidos no território que hoje corresponde ao concelho de Loulé», explica a assessoria de imprensa da exposição.

O programa cultural da exposição, que é uma iniciativa conjunta dos Museus Nacional de Arqueologia e Municipal de Loulé e que apresenta os mais de 7 mil anos de história do concelho, é composto por visitas temáticas, conversas, ateliês ou ainda caminhadas.

Estas atividades destinam-se a revelar, de uma forma original e divertida, as histórias associadas aos objetos expostos, com o objetivo de dar a conhecer os costumes, a alimentação e no fundo a vida das várias civilizações que por ali passaram.

Nos domingos 6, 20 e 27 de Agosto (sempre às 11h00), realiza-se a iniciativa «À descoberta de…», pensada para todo o tipo de públicos, que «estimula e permite ao visitante interagir com os objetos da exposição e conhecer as estórias invisíveis que cada um encerra».

Já no dia 16 de Setembro, às 15h30, será organizada mais uma visita temática, «A Vida do Mar e do Campo em Época Romana», que dá uma ideia do que seria o Mundo Rural na Época Romana e o aproveitamento marítimo que sustentou o seu prestígio até à Época Islâmica, através das peças expostas nesta mostra, designadamente as da Villa Romana do Cerro da Vila.

 

No dia 23 de Setembro, terá lugar a primeira caminhada temática. Guiada pelo arqueólogo Pedro Barros, a caminhada terá como tema «Ribeira do Vascão – Onde nasce uma Escrita» e terá partida da aldeia do Ameixial, no interior do concelho de Loulé.

«LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades» é uma iniciativa que nasce do protocolo entre a Câmara Municipal de Loulé e a Direção Geral do Património Cultural, celebrado a 8 de Março de 2016 no Museu Nacional de Arqueologia, e que se inscreve na longa tradição de cooperação deste museu com as autarquias, iniciada há exatamente 20 anos.

Trata-se da 22ª exposição desta natureza a ocupar a ala do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, no ano em que também o Museu Municipal de Loulé está a celebrar o seu 22º aniversário.

«LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades» é «um “Portugal em miniatura” que espelha a história de Portugal, da Península Ibérica e da Europa. Um verdadeiro ponto de partida para uma viagem obrigatória até Loulé para descobrir o concelho e os seus tesouros mais bem guardados, como o Castelo de Salir, o Cerro da Vila e o centro histórico da cidade».

O programa cultural prossegue até Dezembro com várias iniciativas que poderá consultar aqui.

Comentários

pub