Praia de Monte Gordo já tem novo passadiço

O novo passadiço pedonal sobrelevado de Monte Gordo foi inaugurado na passada sexta-feira, dia 14 de Julho. Com três quilómetros […]

O novo passadiço pedonal sobrelevado de Monte Gordo foi inaugurado na passada sexta-feira, dia 14 de Julho. Com três quilómetros de extensão, esta é já a maior estrutura do género do Sotavento algarvio, mas a ideia da Câmara de Vila Real de Santo António, promotora da obra, é prolongá-lo por mais quatro quilómetros, até à sede do concelho, tornando-o «o maior do Algarve e um dos mais extensos do país».

A primeira fase da obra, agora inaugurada, custou um milhão de euros, verba que permitiu não só instalar o passadiço em si, como dotá-lo de iluminação em toda a sua extensão, bem como de zonas de descanso e um circuito pedonal e de lazer.

O mesmo valor será investido na extensão do passadiço até VRSA, ao longo da Mata Nacional das Dunas Litorais, obra cujo arranque está previsto para Outubro.

Para já, quem quem usar este passadiço tem acesso ao areal da praia de Monte Gordo, mas também a todos os apoios de praia ali existentes.

Na inauguração desta estrutura, Luís Gomes, presidente da autarquia vila-realense, disse que o grande objetivo do investimento foi «a reafirmação daquela que foi a primeira zona balnear do Algarve e onde nasceu o turismo algarvio, nos anos 60, com a construção do Hotel Vasco da Gama». «O passeio marítimo obrigou a uma grande concertação, mas os bons resultados estão à vista», disse.

A estrutura foi batizada como “Passeio Marítimo Dr. António Almeida Santos”, «em homenagem ao ex-presidente da Assembleia da República, frequentador assíduo desta localidade e que em muito contribuiu para a consolidação turística da praia de Monte Gordo, com a qual mantinha laços de afinidade», segundo a Câmara de VRSA.

A reabilitação da praia de Monte Gordo junta-se ao processo de requalificação da frente de mar (calçadão), promovido pela autarquia de VRSA e avaliado em 2,2 milhões de euros. O passadiço será comparticipado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos e pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Comentários

pub