Plataforma interativa aproxima idosos de Monchique das famílias e do mundo

Uma plataforma interativa «de fácil utilização» está a aproximar os idosos a cargo das diferentes Instituições de Solidariedade Social de […]

Uma plataforma interativa «de fácil utilização» está a aproximar os idosos a cargo das diferentes Instituições de Solidariedade Social de Monchique das famílias, mas também do resto do mundo. A Câmara monchiquense lançou esta «solução tecnológica inovadora» no Dia dos Avós, que se celebrou hoje, 26 de Julho, para os ajudar «a ultrapassar os desafios da idade».

A plataforma já está disponível para os utentes da Santa Casa da Misericórdia de Monchique, do Centro de Dia de Marmelete e da Casa do Povo de Alferce.

Segundo a Câmara de Monchique, esta ferramenta, instalada no âmbito do projeto “Aproximar”, «permite ao utilizador a realização de muitas atividades como jogos individuais ou em grupo, de estimulação cognitiva e física, para além de um vasto conjunto de conteúdos multimédia (música e filmes, pintura e desenho, etc.), comunicação simplificada, promoção da criatividade e até culto religioso».

«Para os mais idosos, o acesso é muito simples, não existindo comandos ou teclados, bastando o uso do próprio corpo», sendo «adaptável ao perfil físico e psicológico de cada um». «Qualquer pessoa, mesmo sem saber ler ou escrever pode tirar proveito deste sistema interativo desenvolvido pela empresa SiosLife», acrescentou a autarquia.

Estas funcionalidades, garantiu, estão «a fazer as delícias de todos – utentes, familiares e das próprias instituições e dos técnicos que aí trabalham e que podem assim melhor gerir, monitorizar e desenvolver planos personalizados de acompanhamento aos utentes».

 

Para Rui André, presidente da Câmara de Monchique, os avós «são verdadeiros colos de infinita sabedoria, paciência e ternura, representando uma parte importante da história de vida de cada um de nós e devem, também por isso, ter uma atenção especial da sua Comunidade, na qual o seu papel deve continuar a ser valorizado e respeitado».

E, sempre que os munícipes mais idosos quiserem dar uma palavra ao edil, podem fazê-lo através do sistema instalado, que «permite até que cada um deles faça uma videochamada com o próprio presidente da autarquia».

O município de Monchique está a desenvolver, desde 2012, um Plano Estratégico para o Envelhecimento Ativo – Plano Gerontológico, «sendo esta iniciativa mais uma forma de promover a qualidade de vida de todas as pessoas, não importando a sua idade».

«Pretende-se, desta forma, transformar as barreiras tecnológicas em ferramentas de inclusão social, onde as novas tecnologias existem para ajudar as pessoas a estarem mais próximas dos seus familiares, tornando ainda mais divertido o dia a dia das instituições e dos seus utentes, facilitando também o trabalho dos cuidadores», concluiu a Câmara de Monchique.

Comentários

pub