Passeios Culturais revelam sonhos e segredos de Lagos durante o Verão

“Lagos, a Cidade dos Sonhos e dos Segredos” vai ser revelada nos meses de Julho, Agosto e Setembro, em passeios […]

“Lagos, a Cidade dos Sonhos e dos Segredos” vai ser revelada nos meses de Julho, Agosto e Setembro, em passeios culturais que pretendem  a «dar a conhecer curiosidades da cidade, algumas trabalhos únicos a nível nacional».

A Câmara de Lagos, que promove a iniciativa explica que a «cidade de Lagos, marcadamente inscrita na História de Portugal, tem associado um conjunto de factos e episódios centenários que ainda hoje são merecedores de créditos na historiografia nacional e internacional. Localidade visitada por reis e nobres, palco das primeiras aventuras por terras desconhecidas, cimentou o seu desenvolvimento e grandeza em suportes culturais- mentais de tomadas de decisão que a vincularam para todo o sempre».

Desta presença e grandeza do Passado, «subsistem ainda valores materiais dos tempos dos Descobrimentos e das principais etapas cronológico-culturais de alguns dos reinados mais importantes dos séculos XV e XVI. A par desta dinâmica do período dos Descobrimentos, temos ainda vestígios da sua grandiosidade militar e da pujança da Arte Contemporânea no todo do município de Lagos», acrescenta a autarquia.

Segundo a Câmara, Lagos é «Cidade dos Sonhos, porque daqui, e apenas como exemplo, D. João I partiu para a conquista de Ceuta. Terra de Segredos, porque em cada rua e esquina do seu Centro Histórico se revelam pormenores do melhor da Arte Manuelina e, em alguns dos casos, trabalhos únicos a nível nacional».

Os Passeios Culturais decorrem em horário diurno e noturno, sendo que alguns são pedestres e outros em comboio turístico. As Inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, no Posto de Turismo – até dois dias antes da visita desejada ([email protected]).

O programa pode ser consultado aqui.

Comentários

pub