Odemira candidata Santa Clara a programa de valorização turística

A Câmara de Odemira apresentou uma candidatura da aldeia de Santa Clara-a-Velha ao “Valorizar” – Programa de Apoio à Valorização […]

Vista da Aldeia de Santa Clara-a-Velha

A Câmara de Odemira apresentou uma candidatura da aldeia de Santa Clara-a-Velha ao “Valorizar” – Programa de Apoio à Valorização e Qualificação do Destino, no valor de 276 mil euros. 

Este programa destina-se a «investimentos de regeneração e reabilitação dos espaços públicos com interesse para o turismo e a valorização turística do património cultural e natural do país», explica a Câmara de Odemira.

Além de reconhecer a apetência turística de Santa Clara e da sua barragem, a autarquia assenta a sua decisão na Estratégia de Desenvolvimento Turístico da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, que destaca o turismo náutico como um dos eixos fundamentais de desenvolvimento regional e local, sendo o Rio Mira e a barragem de Santa Clara apontados como pólos a potenciar no concelho.

Neste sentido «têm vindo a ser implementados alguns investimentos municipais na envolvente à barragem de Santa Clara, como são exemplos a remodelação e modernização do Posto de Turismo, a criação de uma zona balnear ou o apoio à criação de circuitos pedestres no âmbito da Rota Vicentina», diz a Câmara de Odemira.

Santa Clara enquanto destino turístico «encontra-se numa fase decisiva, sendo necessário desenvolver o plano de valorização e promoção da aldeia e dos serviços associados à barragem e às freguesias da envolvente, que contribuam decisivamente para a regeneração do território», acrescenta.

A par das condições naturais para a prática de atividades náuticas, de lazer e de competição, este é um local «reconhecido pela existência de uma antiga Pousada de Portugal (atualmente sob gestão privada e cuja reabertura acontecerá durante o mês de Julho), e de uma das nove praias com Bandeira Azul do concelho de Odemira: a única fluvial», diz a autarquia odemirense.

São várias as unidades de turismo em espaço rural existentes na envolvente e empresas de animação marítimo-turística (para passeios de barco e pesca desportiva) que operam na barragem.

Neste contexto, o Município de Odemira agarrou a oportunidade de participação na iniciativa “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”, com as aldeias da Zambujeira do Mar, Vale de Santiago, São Martinho das Amoreiras e Santa Clara-a-Velha, a exemplo da participação nas “7 Maravilhas Naturais de Portugal” e “7 Maravilhas Praias de Portugal”, que mediatizaram o concelho a uma escala nacional e cimentaram a identidade local.

Entre as 446 candidaturas, a Zambujeira do Mar (Aldeias de Mar) e Santa-Clara-a-Velha (Aldeias Ribeirinhas) encontram-se entre as 49 pré-finalistas “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”, entrando-se assim num fase de alargada promoção das aldeias e das suas gentes.

Assim surgiu a oportunidade de realização de um programa televisivo da RTP, em direto a partir de Santa Clara-a-Velha, o que vai acontecer já este domingo, 9 de Julho, às 21h00. Durante esta gala poderá votar nas aldeias pré-finalistas na categoria “Aldeias Ribeirinhas”.

 

Comentários

pub