“Jazz no Palácio” leva Salvador Sobral e Mário Laginha a Tavira

Mário Laginha Trio, no dia 20, às 22h00, e Salvador Sobral, no dia seguinte à mesma hora, vão atuar no […]

Mário Laginha Trio, no dia 20, às 22h00, e Salvador Sobral, no dia seguinte à mesma hora, vão atuar no âmbito do programa “Jazz no Palácio (da Galeria), em Tavira. 

E se o concerto de Mário Laginha será no pátio do Palácio, o de Salvador Sobral será no parque. Já Gabi Buarque dará um concerto no dia 22, no pátio do Palácio da Galeria.

«O pianista Mário Laginha gosta de navegar por muitos mundos sonoros. Para o confirmar basta espreitar os discos que gravou com a cantora Maria João, marcados pela linguagem do jazz, mas nos quais perpassam influências que vão da música portuguesa e clássica até à pop anglo-saxónica ou às músicas brasileira e africana», diz a Câmara de Tavira.

Mário Laginha Trio

Assim, no dia 20, Mário Laginha apresenta-se ao piano, acompanhado de Bernardo Moreira (contrabaixo) e Alexandre Frazão (bateria).

Quando a Salvador Sobral, «quando viveu nos Estados Unidos e em Barcelona, desenvolveu múltiplos projetos musicais: compôs e ao mesmo tempo criou performances à volta de Chet Baker, bebeu na bossa-nova e trouxe às suas canções sonoridades da América Latina», conta a autarquia.

«Ao controlo da voz, associa o magnetismo e simplicidade cativantes. Excuse Me, lançado em Março de 2016, é o disco de estreia de Salvador Sobral e representa o universo de canções compostas pelo próprio em colaboração com o compositor venezuelano Leonardo Aldrey», acrescenta.

A recente vitória no Festival Eurovisão da Canção com “Amar pelos dois” projetou-o para a admiração dos portugueses.

Nascida, no Rio de Janeiro, Gabi Buarque é cantora, compositora e instrumentista. Aos 17 anos começa a cantar profissionalmente, ao mesmo tempo inicia o curso de Desenho Industrial e o curso técnico de Canto Popular. Concluiu os cursos e, desde essa época, vive de música: gravações, concertos e aulas de canto.

Gabi Buarque

«A minha música é um espelho do que ouço, vejo, sinto, penso e vivo». Criou o espetáculo “Gabi Buarque canta Chico, versos de Fernando Pessoa”». Em 2011, Gabi lança “Deixo-me acontecer”.

Em tournée internacional com o segundo CD “Fiandeira”, a cantora apresentou-se em Tóquio, Saitama, Shin-Yurigaoka e Yokohama e, neste momento, realiza uma digressão europeia que inclui Tavira.

Os bilhetes custam 10 euros para o concerto de Mário Laginha, 15 euros para Salvador Sobral e 5 para o espetáculo de Gabi Buarque.

Os ingressos estão à venda na receção dos Paços do Concelho e no stand da Câmara Municipal, na Praça da República.

 

Comentários

pub