Isilda Gomes apresenta lista que afasta Ana Fazenda, mas integra antigos vereadores do PSD

As listas do PS para a candidatura aos órgãos autárquicos – Câmara, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia – foi […]

As listas do PS para a candidatura aos órgãos autárquicos – Câmara, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia – foi ontem à noite aprovada por maioria, em reunião da Comissão Política Concelhia dos socialistas portimonenses, mas apresenta algumas surpresas.

Desde logo o facto de Ana Fazenda, atual vereadora com os pelouros da Ação Social e da Cultura, já não integrar a lista. Ao que o Sul Informação apurou, a vereadora recusou descer para a 4ª posição, que, em princípio, poderá ainda ser um lugar elegível, e acabou fora do rol de candidatos.

Como novidades, entram para a lista do PS à Câmara de Portimão o atual chefe de gabinete de Isilda Gomes, Filipe Vital, em 3º lugar, logo seguido, no 4º lugar, por Teresa Mendes, diretora do Agrupamento de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão, naquela cidade. Joaquim Castelão Rodrigues, atual vice-presidente da Câmara, mantém-se no 2º lugar.

Mas as novidades não se ficam por aqui. A candidatura de Isilda Gomes terá o médico João Amado como mandatário. O mais curioso é que, nos tempos de Manuel da Luz, João Amado foi o cabeça de lista do PSD à Câmara, tendo sido eleito vereador.

O também provedor da Santa Casa da Misericórdia de Portimão viria depois, nas Eleições Autárquicas de 2013, a incompatibilizar-se com o PSD e acabaria sancionado pelo Conselho de Jurisdição Distrital dos social-democratas algarvios, com a pena de «suspensão do direito de eleger e ser eleito para qualquer órgão do PPD/PSD pelo período de dois anos».

João Amado, antigo candidato e vereador do PSD, será o mandatário da candidatura de Isilda Gomes

Mas este não é o único elemento do PSD portimonense a passar-se para as hostes do PS, num movimento que começou nas anteriores eleições de 2013, quando o vereador Pedro Xavier se aliou aos três elementos socialistas, permitindo assim a Isilda Gomes ter a maioria no executivo que lhe tinha sido negada pelos eleitores.

É que a lista para a Câmara vai integrar também Evelina Madeira, que já foi candidata à Câmara e vereadora social-democrata, a fechar o rol dos efetivos, enquanto Pedro Castelo Xavier integra a lista, mas a fechar o rol de suplentes.

Quanto a Fernando Imaginário, que tinha sido eleito em 2013 pelo PSD para a Assembleia Municipal (AM), mas depois tinha assumido a sua rota de colisão com o partido, por apoiar a aliança de Pedro Xavier com Isilda Gomes na Câmara, desta vez integra a lista dos socialistas à AM.

Pedro Castelo Xavier, o vereador que em 2013 se tinha aliado ao PS, garantindo um lugar no executivo permanente, e Fernando Imaginário, membro da Assembleia Municipal, foram então suspensos do partido por dois anos, pelo Conselho de Jurisdição Distrital do PSD/Algarve. Ao integrarem agora as listas do PS, assumem em definitivo a sua rotura com os social-democratas, partido cuja Concelhia Pedro Xavier tinha dirigido até às anteriores Autárquicas.

Se estas listas do PS demonstram como o PSD portimonense está esfrangalhado – dividido entre a coligação «Servir + Portimão», cujo candidato à Câmara até é o líder do CDS José Pedro Caçorino, a candidatura de dissidentes apoiada pelo «Nós, Cidadãos» e agora esta lista dos socialistas – a verdade é que dentro do partido de Isilda Gomes as coisas também não estão totalmente tranquilas. O Sul Informação sabe que alguns destacados históricos socialistas vivem uma situação de «desconforto» com estas listas.

As candidaturas do PS de Portimão aos órgãos autárquicos do concelho vão ser apresentadas oficialmente no próximo dia 27 de Julho, no Jardim 1º de Dezembro, frente ao TEMPO. Prevê-se a presença de Pedro Nuno Santos, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares que tem negociado com Bloco de Esquerda, PCP e Verdes os acordos do governo da “geringonça”.

Comentários

pub