INEM reforça meios de emergência para o Algarve durante o Verão

O Algarve terá, durante o Verão, mais meios de emergência do INEM disponíveis, de acordo com um protocolo assinado esta […]

O Algarve terá, durante o Verão, mais meios de emergência do INEM disponíveis, de acordo com um protocolo assinado esta segunda-feira, 17 de Julho, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, em Faro. O objetivo é «reforçar a capacidade de resposta a situações de acidente ou doença súbita, numa região que vê a sua população crescer de forma considerável».

A Alcoutim será atribuída uma ambulância do INEM. Na mesma cerimónia, foi ainda assinado um protocolo para constituição de um Posto de Emergência Médica no Corpo de Bombeiros Voluntários de Alcoutim.

Assim, e à exceção do concelho de Castro Marim que não dispõe de Bombeiros ou Cruz Vermelha Portuguesa, o INEM capacita desta forma a totalidade dos concelhos do Algarve com uma ambulância.

Esta permitirá «prestar cuidados pré-hospitalares à população do concelho, reforçando a assistência médica pré-hospitalar a situações de acidente ou doença súbita», diz o INEM.

 

Alguns dos meios que integram o dispositivo de reforço sazonal já estão em atividade desde 1 de Junho e vão continuar até 30 de Setembro.

«Assim, ao dispositivo já existente durante o resto do ano, composto por 37 meios de emergência médica disponíveis em permanência, o reforço sazonal de meios do INEM prevê mais sete ambulâncias e dois motociclos», diz o INEM.

E de que maneira estão distribuídos? Uma ambulância de socorro para: Cruz Vermelha de Portimão, de Tavira, sediada em Altura (Castro Marim), de Faro-Loulé, sediada em Almancil, e para os Bombeiros Voluntários de Portimão e de Albufeira.

A isto somam-se mais duas ambulâncias de socorro para a Cruz Vermelha de Albufeira-Silves, sediadas em Ferreiras e Armação de Pêra, respetivamente, um motociclo de emergência médica para o INEM de Portimão e outro, mas de socorro, para os Bombeiros Voluntários de Albufeira.

Segundo o INEM, a «decisão de reforçar os meios de emergência à disposição da população na região do Algarve, baseia-se numa análise pormenorizada das ocorrências nesta região. Ainda assim, como demonstram os dados disponíveis, o aumento da população durante o período estival não tem um aumento proporcional do número de solicitações ao INEM, mas justifica a necessidade de serem realizados ajustamentos regionais para melhorar a capacidade de resposta».

Por este motivo, e por ocasião da 36ª Concentração Internacional de Motos, o INEM vai ainda colocar em funcionamento nos dias 21, 22 e 23 de Julho, em Faro, mais uma ambulância de suporte imediato de vida e mais um motociclo de emergência médica.

«O INEM não pode deixar de agradecer a capacidade demonstrada pelos Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa para, em estreita articulação com os meios do INEM, darem uma resposta eficaz no que concerne à assistência médica pré-hospitalar e colaborarem no esforço de reforço do dispositivo implementado para garantir maior segurança a todos os que escolherem o Algarve para as suas férias», conclui o comunicado.

Comentários

pub