Hotéis algarvios estão mais caros no Verão de 2017

Os hoteleiros algarvios esperam aumentar os preços por quarto no Verão de 2017, mas estão menos otimistas em relação ao […]

Os hoteleiros algarvios esperam aumentar os preços por quarto no Verão de 2017, mas estão menos otimistas em relação ao aumento da taxa de ocupação.

De acordo com o inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal “Perspetivas Verão 2017” – no qual foram analisadas as reservas já efetuadas para o período de Julho a Setembro,  87% dos hoteleiros do Algarve preveem um “melhor” ou “muito melhor preço” do que em igual período do ano anterior.

Ao nível da taxa de ocupação, 41% dos hoteleiros algarvios espera uma taxa de ocupação melhor que em 2016 e 5% muito melhor que no ano passado. No entanto, a maioria tem perspetivas de uma taxa de ocupação igual (41%), pior (3%), ou muito pior (11%) do que em 2016.

Ainda assim, 81% dos hoteleiros algarvios espera taxas de ocupação superiores a 80%. 14% estima atingir uma ocupação entre 61 e 80%, 3% espera ficar entre os 41% e os 60% e 3% tem perspetivas de uma taxa de ocupação abaixo de 40%.

Ao nível da duração das estadias, os hoteleiros algarvios estimam que 78% se cifre entre os 5 e os 10 dias.

De acordo com o estudo, o Reino Unido volta a ser o principal mercado na região do Algarve (23%) –  depois de no ano passado ter passado para segundo lugar. O mercado nacional surge, em 2017, com 20% de quota de mercado e Espanha e Alemanha surgem empatados no terceiro lugar com 15%. O mercado francês atinge os 9%.

Cristina Siza Vieira, presidente executiva da AHP, comenta que «é interessante registar que a Madeira e o Algarve, destinos maduros, estabilizaram em alta a taxa de ocupação e estão a crescer em preço. As demais regiões perspetivam quer um crescimento da Taxa de Ocupação quer do ARR (preço médio por quarto ocupado) e, consequentemente, RevPAR (preço médio por quarto disponível)».

A nível nacional, de acordo com a AHP, «os hoteleiros nacionais esperam um verão bastante superior a 2016. Este é o terceiro ano consecutivo que os inquiridos revelam ter boas perspetivas para o Verão em todos os indicadores».

Comentários

pub