Fotografias inéditas do Algarve dos anos 60 e 70 dão origem a livro

«Algarve 63», um livro que reúne fotografias do irlandês Tim Motion, que viveu no Algarve entre 1962 e 1975, é […]

«Algarve 63», um livro que reúne fotografias do irlandês Tim Motion, que viveu no Algarve entre 1962 e 1975, é apresentado no dia 14 de Julho, às 18h00, no Parque Municipal do Sítio das Fontes, em Estômbar (Lagoa).

No total, são 63 as fotografias desta obra, do fotógrafo Tim Motion, hoje com 81 anos. «São imagens com uma espontaneidade e humanismo absolutamente cativantes, só passíveis de serem registadas por quem estava muito próximo das gentes algarvias», segundo Nuno de Santos Loureiro, coordenador do livro e diretor dos Encontros de Fotografia de Lagoa, em cujo programa se inclui este lançamento.

Aliás, este é «um photobook singular, com um olhar quase neorrealista, distinto de todos os já existentes para o Algarve».

Timothy Motion viveu no Algarve, mais concretamente na Praia de Carvoeiro, durante pouco mais de uma década, nos anos 60 e 70 do século passado, quando o turismo dava os primeiros passos. Foi amigo do artista plástico irlandês Patrick Swift, que também se radicou com a família na zona na mesma época, com quem colaborou, em 1965, para dar corpo ao livro, em inglês, «Algarve, a Portrait and a Guide». Tim Motion foi responsável pelas fotografias a preto e branco, o escritor sul-africano David Wright pelo texto, Swift pelos desenhos, a tinta da china, que ilustravam esse que foi um dos primeiros guias sobre a região algarvia a ser editado em Inglaterra.

No livro atual, «Algarve 63», um álbum de luxo onde não foram poupados cuidados gráficos e na impressão, além das fotografias, todas a preto e branco, há textos de Francisco Martins, presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Nuno de Santos Loureiro, coordenador e curador da obra, Miguel Reimão Costa, arquiteto e professor na Universidade do Algarve, e do próprio Tim Motion, que, além de fotógrafo, também foi músico.

Tomé Moreira e Isabel Matos Ferreira foram os designers gráficos.

Em paralelo com a apresentação do livro, será inaugurada uma exposição de fotografia, também no Parque Municipal do Sítio das Fontes, com imagens selecionadas da obra, publicada pelos Encontros de Fotografia de Lagoa.

A exposição, de acesso gratuito, ficará patente ao público até 16 de Setembro e poderá ser visitada de terça-feira a sábado, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Os ENFOLA 2017 – Encontros de Fotografia de Lagoa são uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Lagoa e da Universidade do Algarve.

 

 

 

Comentários

pub