“Forte de Peniche memória, resistência e luta” apresentado na Biblioteca de Silves

O livro “Forte de Peniche memória, resistência e luta”, editado pela União de Resistentes Antifascistas Portugueses – URAP, vai ser  apresentado […]

Forte de Peniche

O livro “Forte de Peniche memória, resistência e luta”, editado pela União de Resistentes Antifascistas Portugueses – URAP, vai ser  apresentado na Biblioteca Municipal de Silves (BMS), no próximo dia 26 de Julho, às 21h00.

Esta apresentação vai ter a participação de Domingos Abrantes, ex-preso político, que passou
muitos anos naquela cadeia e é, atualmente, membro do Conselho de Estado.

A Câmara de Silves explica que «esta edição, insere-se no movimento de opinião de defesa da preservação e renovação do Forte de Peniche enquanto símbolo da repressão fascista e da luta pela liberdade».

Segundo a autarquia, esta é uma obra «que procura divulgar um muito amplo e diversificado conjunto de textos e elementos informativos que, abrangendo outros temas sobre a Fortaleza, dão natural destaque às desumanas e vingativas condições enfrentadas pelos presos políticos, às suas lutas e à sua coragem e dignidade sempre reafirmadas».

A obra inclui ainda uma lista completa dos 2494 presos que cumpriram penas na Cadeia de Peniche, «o que é apenas uma modesta mas sincera forma de homenagear estes combatentes pela liberdade».

A iniciativa é aberta a todo o público.

Comentários

pub