Fernando Correia ganhou prenda especial de aniversário com Paderne eleita como finalista das “Aldeias Maravilha”

A aldeia de Paderne, no concelho de Albufeira, foi ontem escolhida como uma das finalistas do concurso “Maravilhas de Portugal […]

A aldeia de Paderne, no concelho de Albufeira, foi ontem escolhida como uma das finalistas do concurso “Maravilhas de Portugal Aldeias” e vai disputar a vitória na categoria de “Aldeias Rurais” com Sistelo (Arcos de Valdevez). E assim, o comentador desportivo Fernando Correia, padrinho de Paderne neste concurso, e que ontem fazia anos, ganhou uma muito ansiada prenda de aniversário.

A localidade algarvia foi a anfitriã, este domingo, 16 de Julho, da segunda gala das “Aldeias Maravilhas”, transmitida pela RTP, e que teve Catarina Furtado e José Carlos Malato como apresentadores.

Na categoria de Aldeia Rural, estava ainda a votação outra localidade algarvia, Cachopo, no concelho de Tavira, bem como Alegrete (Portalegre), Casal de S.Simão (Figueiró dos Vinhos), Faial (Madeira) e Manhouce (São Pedro do Sul).

Paderne foi uma das duas aldeias mais votadas pelos portugueses, em votação por telefone, que começou às 11h00 e acompanhou toda a programação do canal público televisivo dedicado às «7 Maravilhas de Portugal – Aldeias». A outra – e a primeira a ser anunciada – foi Sistelo. Curiosamente, ambas as claques, apesar de virem de terras separadas por centenas de quilómetros, tinham t-shirts verdes, muito parecidas.

No fim do programa, quando foi anunciado o nome de Paderne como a segunda vencedora da noite, houve uma verdadeira invasão de palco pelos promotores, padrinho e claque algarvia. De tal maneira que Catarina Furtado comentou que parecia que tinha ido «a aldeia toda para cima do palco».

A próxima gala terá lugar em Azenhas do Mar (Sintra), no dia 23, com as Aldeias de Mar (onde se candidata Ferragudo, no concelho de Lagoa).

A gala das Aldeias Remotas está marcada para o dia 30, em Branda da Aveleira (Melgaço), e a das Aldeias Autênticas acontece em Podence (Macedo de Cavaleiros), no dia 6 de Agosto. Nesta última categoria, é Alte (Loulé) a aldeia algarvia candidata.

Monsanto (Idanha-a-Nova) recebe a gala das Aldeias Monumento (onde se candidata Estoi, Faro), a 13 de Agosto, e Porto Martins, na ilha Terceira (Açores), a gala das Aldeias em Áreas Protegidas (que tem a Bordeira, Aljezur, como candidata), a 20 de Agosto.

No dia 27 de Agosto, a RTP transmite um programa dedicado às 14 aldeias apuradas, seguindo-se uma semana de votações. É no Piódão (Arganil), a 3 de Setembro, que as eleitas serão conhecidas, na gala final.

 

Veja (ou reveja) aqui a Gala das Aldeias Rurais, em Paderne (Albufeira)

 

Comentários

pub