Feira do Livro de Olhão quer ser um verdadeiro «evento literário»

A Feira do Livro de Olhão (FLO) começa hoje, 1 de Julho, e dura até dia 9, com o objetivo […]

Pedro Lamares

A Feira do Livro de Olhão (FLO) começa hoje, 1 de Julho, e dura até dia 9, com o objetivo de ir mais além e ser um verdadeiro «evento literário». Para tal, está assegurada a presença do autor José Eduardo Agualusa (dia 4), de Pedro Lamares, para declamar poesia (dia 9), e do músico Sérgio Godinho na sua vertente de escritor (dia 1).

Em declarações ao Sul Informação, Adriana Freire Nogueira, programadora da FLO, que decorrerá no Jardim Patrão Joaquim Lopes, explicou que a ideia é «trazer ao Algarve algumas personalidades que nem sempre estão disponíveis».

Além dos escritores “vindos de fora”, também haverá autores algarvios, como Fernando Cabrita ou Pedro Jubilot. Tudo sem «distinções sobre as origens», segundo Adriana Nogueira.

A marca “FLO” – de Feira do Livro de Olhão – é algo que «quisemos fazer e que eu me tenho empenhado em divulgar», segundo a programadora do evento. Por isso, as sessões das 22h00, em que participarão Pedro Lamares, Sérgio Godinho ou Agualusa, chamam-se “À Noite, na FLO”.

Em toda a programação, houve a sensibilidade de juntar escritores de vários géneros, como romancistas ou poetas. «Até porque me foi pedido que organizasse uma Feira do Livro que, pequena em tamanho, fosse grande em qualidade», disse a programadora.

Quanto às editoras, as principais (como a Quetzal, Leya e Bertrand) estarão representadas, não fisicamente, mas através dos autores que publicam – e que marcarão presença na Feira.

José Eduardo Agualusa

Também a editora “Livro de Borda” estará presente, assim como um alfarrabista de Quarteira, ou as associações Espírita e Literatura Reunida, que vão animar a feira a partir das 19h00.

«Não fechámos a porta a ninguém. Quem quis participar vai fazê-lo», disse a programadora ao nosso jornal.

Como evento literário que quer ser, as propostas não se ficam por aqui.

Por exemplo, além da palestra, em forma de recital, “Quem quer ser Português?”, por Luís Ene, no dia 6, às 22h00, há música de instrumentos árabes com Eduardo Ramos e Tiago Rêgo numa “Poesia Cantada”, a 5 de Julho, às 22h00.

A isto junta-se uma exposição de fotografia “Nem Gregos Nem Troianos”, de José Bandeira, ou um evento de dança, com Ana Martins, dedicado a crianças.

Para consultar o programa completo, clique aqui.

Comentários

pub