Feira do Livro de Faro comemora 41 anos com Rui Cardoso Martins e Pedro Chagas Freitas

A 41ª Feira do Livro de Faro, a realizar-se de 28 de Julho a 13 de Agosto, no Jardim Manuel […]

Foto de arquivo

A 41ª Feira do Livro de Faro, a realizar-se de 28 de Julho a 13 de Agosto, no Jardim Manuel Bívar, contará com a presença de Rui Cardoso Martins e Pedro Chagas Freitas. 

No dia 5 de Agosto, às 22h00, está, então, assegurada a presença de Pedro Chagas Freitas, ao passo que Rui Cardoso Martins, vencedor do Grande Prémio de Literatura Associação Portuguesa de Escritores (APE)/Câmara Municipal de Loulé, vai “encerrar” a Feira, no dia 13, às 21h30.

Além de «alguns dos vultos maiores da literatura portuguesa», este evento também tem «sempre primado pela divulgação dos jovens valores e dos escritores algarvios», segundo a Câmara de Faro.

«Com um vasto programa de animação, esta edição da Feira, conta com a presença de vários autores nacionais que, além de apresentarem as suas obras, debaterão com o público presente sobre a problemática literária, bem como de um conjunto de concertos».

No dia 6 será o projeto “Napalma”, com um estilo de música electrónica/percussão, a subir ao palco, seguido, no dia 7, de “Fenoid + China”.

Quanto a dia 8, é “Sheila Na Gig” a levar a música tradicional irlandesa à Feira do Livro. O dia seguinte é de “Poesia Bruxa”, com poesia de música de Paulo Silva e Pedro Monteiro.

Fried Fanekas, no dia 13, encerra os concertos do evento, ao ritmo dos blues.

Entre os escritores presentes na Feira estarão também, no dia 30, às 21h30, Adão Contreiras e Adília César, para um debate moderado por Reinaldo Barros.

A 31 de Julho, 1 e 2 de Agosto, às 21h00, terá lugar o Festival de Oralidades Fronteiras Perdidas. Também nos dias 1 e 2 de Agosto, às 22h00, a Associação Literária Reunida promoverá, respectivamente, “Dizer Faro”, com Luís Alexandre, Hélio Pereira, Fernando Grade e Mário Nogueira, e, “Ler Alto”, com Luís Ene, Rogério Cão e Pedro Cerdeira.

Quanto a 3 de Agosto, às 22h00, Maria Luísa Francisco moderará o encontro com os escritores Teresa Rita Lopes, Fernando Pinto do Amaral e Cláudio Guimarães dos Santos, vice-cônsul do Brasil em Faro.

No dia 5 de Agosto, às 22h00, estarão na Feira os escritores Pedro Inocêncio e Alberto S. Santos, a juntar a Pedro Chagas Freitas. Quanto a dia 8, às 21h00, Lina Vedes, João Carlos de Brito e Miguel Brito de Oliveira são os “escritores de serviço”.

Dia 10, às 21h30, será a vez de Fernando Guerreiro, Fernando Pessanha e Paulo Moreira. A encerrar o evento, no dia 13, às 21h30, haverá a presença de Rui Cardoso Martins, Miguel Real e Alberto Riogrande. Todos estes encontros serão moderados por Maria Luísa Francisco.

O certame, que conta com a presença das principais livrarias da cidade e editoras nacionais, funcionará, todos os dias, entre as 20h00 e as 24h00.

Comentários

pub