Feira da Serra «brinda à tradição» com vinho e aposta no Turismo

Em 2016, a Feira da Serra de São Brás de Alportel cresceu em espaço e, em 2017, vai crescer em […]

Foto: Martyna Mazurek

Em 2016, a Feira da Serra de São Brás de Alportel cresceu em espaço e, em 2017, vai crescer em tempo, passando a ter quatro dias, entre 27 e 30 de Julho. Mas os maiores destaques deste evento, este ano, são o vinho e o Turismo, que vão ter espaços dedicados no recinto.

A edição de 2017 da Feira da Serra foi apresentada esta sexta-feira na FNAC do Fórum Algarve e as novidades, que são muitas, foram reveladas.

Além da passagem para quatro dias, como o Sul Informação noticiou em primeira mão, o recinto, de 20 mil metros quadrados,  vai ser 100% acessível a pessoas com mobilidade reduzida, os bilhetes vão poder ser comprados online, haverá uma nova entrada Norte para para o recinto, um espaço dedicado ao Turismo de São Brás de Alportel, um novo site da Feira da Serra responsivo…

Gilmar Brito

O são-brasense Gilmar Brito, engenheiro biotecnológico com certificação em vinhos WST3, vai ser o responsável pelo “Sítio do Vinho”, que vai ter ter provas e “aulas” para que os visitantes possam conhecer mais sobre este néctar, em particular o que é produzido no Algarve.

«Vou estar lá a mostrar o pouco que sei, numa vertente pedagógica. Vamos dar a provar vários vinhos, com maior incidência nos vinhos do Algarve, e vamos mostrar que se faz muito bom vinho na região. No nosso espaço pedagógico, as pessoas vão provar e eu vou tentar explicar o que estão a beber: as castas, e quais os aromas típicos das castas. Além desta vertente, o nosso espaço do vinho vai ter produtores», explicou.

«A par do vinho, uma das nossas apostas será o Turismo», adiantou a vereadora de São Brás de Alportel Marlene Guerreiro. «A Praça do Município vai ter uma mostra turística, vai ter os nossos operadores turísticos. Será uma mini bolsa de Turismo, a Expo Turismo de São Brás. Vamos ter para apresentar o novo site turístico do concelho o Visit São Brás e vamos ter uma aposta nas tecnologias, com balcões interativos, onde se vai poder aceder a este site e ao novo site da Feira da Serra. Além disso, vamos dar a conhecer na quinta-feira, dia 27, o vídeo promocional do Município», acrescentou a autarca.

Marlene Guerreiro, Gilmar Brito, Vítor Guerreiro e Acácio Martins

Para Marlene Guerreiro, «a alma da Feira da Serra é mostrar o que é nosso, não só os produtos, o artesanato, mas as pessoas». Segundo a vereadora esta é uma feira «100% made in São Brás e é isso que nos distingue e que nos marca».

Já Vítor Guerreiro, presidente da Câmara e também presidente da comissão organizadora da Feira da Serra, considera o evento «um pilar do desenvolvimento do concelho», até porque este «é um investimento que dá retorno durante o ano, desenvolvem-se contactos, os visitantes conhecem São Brás e voltam a São Brás para comprar os produtos, porque o concelho está aberto todo o ano».

Em termos de animação musical, a Feira da Serra vai ter David Carreira, na quinta-feira, Cuca Roseta, na sexta, João Pedro Pais, no sábado (dia do São Brás Fashion), e Roberto Leal, no domingo. «Apostámos em artistas muito conhecidos, e temos um investimento de cerca 200 mil euros na organização do evento, mas que tem retorno na economia local e na comunidade são-brasense», considerou Vítor Guerreiro.

Ao todo serão 220 stands na Feira da Serra para mostrar o melhor que se faz em São Brás de Alportel e no Algarve e uma grande parte dos espaços do ano passado vai repetir-se. No entanto, há quem não vá regressar: este ano não haverá camelos, cangurus ou outros animais exóticos na Feira da Serra.

«Assumimos quando as coisas não correm bem, ou são menos felizes. Eu até era defensor dessa iniciativa, mas não vamos repetir. Não gostei de ver a forma como os animais foram transportados. Os animais têm de ser defendidos e ter todas as condições. O espaço dos animais continua, mas com animais da quinta, a maioria da Quinta Pedagógica do Peral», adiantou o autarca.

Não haverá camelos e cangurus, mas haverá borboletas, gafanhotos, ou sapos. O espaço vai ser decorado com esculturas do Carlos Oliveira Correia, que faz obras em metal e que fez a réplica do avião “Santa Cruz” que está bem perto do recinto da Feira da Serra. «Este ano, ele prometeu surpreender», concluiu o vereador Acácio Martins.

Fotos: Nuno Costa/Sul Informação

Comentários

pub