Escalas de Ortopedia nos hospitais algarvios garantidas «até final do Verão»

As escalas de Ortopedia das unidades do Centro Hospitalar do Algarve estão garantidas «não só para este fim-de-semana, mas até final do […]

As escalas de Ortopedia das unidades do Centro Hospitalar do Algarve estão garantidas «não só para este fim-de-semana, mas até final do Verão», garantiu esta quinta-feira, dia 20 de Julho, o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Algarve Joaquim Ramalho.

O responsável máximo pelo CHA garantiu que o serviço de Ortopedia do hospital da capital algarvia vai ser reforçado até domingo, para garantir a resposta durante a Concentração Internacional do Moto Clube de Faro, acrescentando que não se prevê qualquer problema com faltas de médicos desta especialidade nas urgências até final do Verão, em toda a região.

Estas poderão ter sido as últimas declarações públicas de Joaquim Ramalho na condição de presidente do CA dos hospitais algarvios, tendo em conta que, sensivelmente à mesma hora, era aprovada em Conselho de Ministros a criação do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), que irá substituir o CHA.

A partir do momento em que a decisão do Governo for publicada em Diário da República, a lei determina que o atual Conselho de Administração cai, podendo depois ser reconduzido ou escolhida nova equipa, o que tudo indica que vá acontecer.

Para já, quem ainda “manda” é Joaquim Ramalho, que também admitiu que os problemas relacionados com a falta de pediatras ainda continuam a existir, nomeadamente em Portimão, embora «as urgências pediátricas não estejam em causa», apesar das dificuldades.

Numa altura em que ainda não era pública a aprovação da criação do CHUA, o responsável pelo CHA considerou que o novo modelo previsto para os hospitais do Algarve tem «a mais valia» de integrar uma componente «de ensino e investigação».

Mas, avisou, «isso não resolve todos os problemas», nomeadamente o da falta de atratividade da região para médicos. «Há outras questões, como a falta de infraestruturas tecnológicas e físicas e problemas organizacionais», defendeu, à margem de uma visita que deu a conhecer aos jornalistas os novos equipamentos adquiridos pelo Hospital de Faro.

Comentários

pub