Diocese do Algarve quer criar museu da imprensa em Faro

O bispo do Algarve revelou que a diocese e a Câmara de Faro estão a estudar a criação de um […]

Foto: Samuel Mendonça|Folha do Domingo

O bispo do Algarve revelou que a diocese e a Câmara de Faro estão a estudar a criação de um museu da imprensa na antiga Tipografia União, aquando do anúncio de um núcleo museológico ligado à edição do “Pentateuco”.

«Só unindo esforços é que conseguimos levar para a frente esta iniciativa de preservar aquilo que herdámos», disse D. Manuel Quintas sobre a criação de um núcleo museológico pela Fundação Portuguesa das Comunicações ligado ao início da imprensa em Portugal pela edição do “Pentateuco”.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, o bispo diocesano desejou que o projeto possa servir também a educação, com a visita de todas as escolas, e não apenas a cultura e o turismo.

O jornal diocesano ‘Folha do Domingo’ informa que o anúncio feito pelo presidente da Fundação Portuguesa das Comunicações foi registado na apresentação de uma reedição ‘fac-simile’ do primeiro livro impresso em Portugal, no Seminário de São José, em Faro.

Neste contexto, Luís de Andrade assumiu o «compromisso de ceder a título de empréstimo, por um tempo que venha a ser considerado necessário», a réplica do prelo de Gutenberg que faz parte do acervo da fundação.

«Estamos abertos para colaborar e participar em promover tudo aquilo que diga respeito a este livro e em criar espaços também para acolher, se for possível e necessário, a réplica do prelo», afirmou D. Manuel Quintas.

O bispo do Algarve agradeceu também publicações que oferecidas por Luís de Andrade relacionadas com a história das comunicações e a cronologia da escrita na Antiguidade, Idade Média e Idade Moderna.

Segundo o jornal diocesano, o núcleo museológico da Fundação Portuguesa das Comunicações, «deverá ser instalado» no espaço da antiga capela do Paço Episcopal, «onde já têm sido realizadas diversas exposições».

Foi neste contexto que D. Manuel Quintas anunciou também que a Diocese do Algarve, com a Câmara de Faro, está a estudar também a criação de um museu da imprensa nas instalações da antiga Tipografia União.

«Temos lá máquinas que me disseram serem únicas em Portugal, ligadas à impressão de ‘Folha do Domingo’. É um espaço que precisa de investimento para ser restaurado», acrescentou, citado pelo jornal diocesano.

Comentários

pub