“Cenas na Rua” marcam arranque de um Verão em Tavira com cultura, artes e divertimento

O Festival “Cenas na Rua”, que começa hoje, com o espetáculo “OOPART: história de um contratempo” do Tresperté Circo Teatri, […]

O Festival “Cenas na Rua”, que começa hoje, com o espetáculo “OOPART: história de um contratempo” do Tresperté Circo Teatri, às 22h00, na Praça da República, marca o arranque da edição de 2017 do Verão em Tavira que, até Setembro, vai oferecer vai ter «um programa cultural para todos», com Cultura, artes e divertimento.

O “Cenas na Rua” acontece todas as noites até 15 de Julho. O Festival aposta, este ano, «na diversidade das formas de expressão artística teatral com a apresentação de espetáculos e intervenções em espaço público», adianta a Câmara de Tavira.

Durante toda a primeira quinzena de Julho, haverá atuações de grupos e artistas nacionais e internacionais, muitos deles premiados, como o Teatro Extremo, Teatro Regional Serra de Montemuro, Teatro Art’Imagem, Teatro de Marionetas da Mandrágora, os espanhóis Tresperté Circo, Circ Bover, Marie de Jongh, Cia. Maduxia e o italiano Ugo Sanchez Jr.

Salvador Sobral vai estar em Tavira

O Verão em Tavira vai ter também “Jazz no Palácio”, entre 20 e 22 de Julho, nos espaços do Palácio, com concertos de Mário Laginha Trio, Salvador Sobral e da compositora e intérprete brasileira Gabi Buarque.

Também, no parque do Palácio da Galeria, atuam Maria Gadú (2 de Agosto), Aurea (8 de Agosto) e Gisela João (24 de Agosto).

A Praça da República e o Jardim do Coreto vão ter, segundo a Câmara de Tavira, «uma programação intensa, com nomes do panorama musical lusófono», como Aline Frazão (1 de Setembro) e Bonga (4 de Agosto), as presenças de Rogério Charraz (19 de Agosto) e Tiago Bettencourt (25 de Agosto), além da banda filarmónica da cidade, folclore, fado no coreto, orquestra de jazz do algarve, gala de ópera, o coreto a dançar, ou danças de salão.

Entre 13 de Julho e 13 de Agosto, realiza-se a Mostra-ar livre Cinema17, organizada pelo Cineclube de Tavira, nos Claustros do Carmo, com uma programação que a Câmara de Tavira diz ser «cuidadosa».

A Rua do Cais recebe, de Julho a Setembro, as Feiras do Livro (19 de Julho a 3 de Agosto), dos Ofícios (5 a 15 de Agosto), das Antiguidades e Velharias (18 a 28 de Agosto), e dos Stocks (31 de Agosto e 03 de Setembro).

No Museu Municipal de Tavira estão patentes, no Palácio da Galeria, durante estes meses, as exposições “Surrealismo em Portugal” com obras da Fundação Cupertino de Miranda e “Dieta Mediterrânica, Património Cultural Milenar”.

Já no Núcleo Islâmico do MMT continua a exposição de longa duração “Tavira Islâmica“ e abrirá “Dançando o Mouro – danças festivas de mouros e cristãos no Mediterrâneo Ocidental”.

De 7 a 10 de Setembro, acontece a V Feira da Dieta Mediterrânica, inserida no Plano de Salvaguarda da UNESCO deste Património Cultural Imaterial da Humanidade.

O Verão em Tavira é organizado pela Câmara Municipal de Tavira em colaboração com a Associação da Baixa de Tavira e diversas entidades do concelho.

A programação detalhada do Verão em Tavira está disponível aqui.

Comentários

pub