Assinatura de protocolo sobre Ilha do Farol em Olhão é «ultrajante» para Faro

A Câmara de Faro (PSD) considera «ultrajante» que a cerimónia de assinatura do protocolo para a instalação do posto marítimo […]

A Câmara de Faro (PSD) considera «ultrajante» que a cerimónia de assinatura do protocolo para a instalação do posto marítimo na ilha do Farol, que vai contar com a presença dos ministros do Mar e da Defesa, seja assinado na Câmara de Olhão (PS), sendo esta ilha território do concelho de Faro.

Em resposta ao convite do gabinete da ministra do Mar para marcar presença na cerimónia, a autarquia farense respondeu que Rogério Bacalhau não irá comparecer, «devido a compromisso de agenda previamente assumido» e que considera «lamentável o facto de este convite ter sido feito com apenas 24 horas de antecedência, em desrespeito do mais elementar princípio da previsibilidade a que deve obedecer a gestão pública e, acima de tudo, em dissonância com a lealdade institucional».

Na resposta enviada ao Ministério, a Câmara de Faro manifesta também «a sua desilusão por, no caso, não ter havido uma consulta prévia ou, vá lá, uma informação sobre os dossiers em apreço que, tudo o indica, dirão respeito ao território e à vida da população de Faro – uma realidade que o Ministério do Mar parece desconhecer».

E a verdade, é que o Ministério do Mar mostra desconhecer que a ilha do Farol faz parte do concelho de Faro. No convite enviado à imprensa pelo gabinete da ministra lê-se que «Ana Paula Vitorino vai presidir, juntamente com o Ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, à inauguração do Sistema “Costa Segura” em Portimão e à assinatura do protocolo para a instalação do posto marítimo na Ilha do Farol, em Olhão, amanhã, dia 26 de Julho».

Este protocolo será assinado hoje, 12h30, entre a Administração dos Portos de Sines e a Direção Geral da Autoridade Marítima. Na mesma cerimónia será homologado o protocolo entre a Docapesca e a Câmara Municipal de Olhão, para a reabilitação das rampas de abastecimento às ilhas.

Comentários

pub