Antigo reitor algarvio preside comissão de avaliação dos fogos de Pedrógão

João Guerreiro, antigo reitor da Universidade do Algarve, é o presidente da comissão técnica independente que vai avaliar e investigar […]

João Guerreiro, antigo reitor da Universidade do Algarve, é o presidente da comissão técnica independente que vai avaliar e investigar o que se passou nos incêndios de Pedrógão Grande. 

O nome do também ex-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve foi escolhido pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.

Segundo o jornal Público, cabe agora «ao presidente da estrutura tomar a iniciativa de marcar uma primeira reunião para se poder definir o calendário e em que moldes vai realizar o seu trabalho».

Com o nome de João Guerreiro, esta comissão fica completa. De acordo com o Público, entre os indicados «estão Carlos Fonseca, professor associado da Universidade de Aveiro, onde é investigador na área da conservação da natureza, e o professor Edelmiro Lopez Iglesias, da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha, doutorado em Economia pela mesma instituição, especializado em Política Agrícola e Desenvolvimento Rural».

A estes nomes junta-se «Paulo Fernandes, doutorado e especializado em Ciências Florestais e Ambientais, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, António Salgueiro, administrador e técnico da empresa GIFF, especialista com vinte anos de experiência profissional no setor florestal na área da gestão do risco de incêndios, no desenvolvimento da utilização do fogo controlado em Portugal, e o norte-americano Richard de Neufville, engenheiro, especialista em sistemas tecnológicos, pertencente ao MIT Institute for Data, Systems, and Society dos Estados Unidos da América».

Quanto aos restantes nomes, «já tinham sido designados por Ferro Rodrigues, depois de ouvidos os partidos», acrescenta aquele jornal diário.

Assim, a comissão conta ainda com nomes como «o tenente-general Frutuoso Pires Mateus, engenheiro militar, Marc Castellnou Ribau, chefe de Área Florestal do Corpo de Bombeiros da Generalitat da Catalunha, Joaquim Sande Silva, professor da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra, ou José Manuel Moura, antigo Comandante Operacional Nacional na Autoridade Nacional de Protecção Civil», diz o Público.

Além destes, há também «Francisco Manuel Cardoso de Castro Rego, professor do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e coordenador do Centro de Ecologia Aplicada Professor Baeta Neves, e o engenheiro Paulo José Vaz Rainha Mateus, quadro do Ministério da Agricultura e professor convidado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro», conclui aquele jornal.

Comentários

pub