Alunos de Vila do Bispo vencem concurso nacional de “Ideias para Mudar o Mundo”

A turma do 5ºB da Escola EB 2/3 de São Vicente de Vila do Bispo venceu o primeiro prémio do […]

A turma do 5ºB da Escola EB 2/3 de São Vicente de Vila do Bispo venceu o primeiro prémio do concurso nacional “Ideias para Mudar o Mundo”, com o projeto “Gatil de Intervenção Comunitária”. A ideia desta turma, composta na sua maioria por alunos de Sagres, foi considerada a que melhor respondia ao desafio da iniciativa, lançada pela National Geographic e que envolve o Instituto Jane Goodall.

A proposta dos alunos vila-bispenses sugere a construção de locais de acolhimento de gatos abandonados «cuja intervenção passa pela união de esforços de várias instituições: Câmara Municipal, Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia, Escola de 1º ciclo, Jardim-de-infância, as famílias e a comunidade piscatória», segundo a Câmara de Vila do Bispo.

O concurso “Ideias para Mudar o Mundo” destina-se a alunos do 2º ciclo (5º e 6º ano) e é dinamizado em conjunto pela National Geographic, pela Revista National Geographic Júnior e pela SPEdH – Sociedade Portuguesa para a Educação Humanitária, entidade responsável pela implementação em Portugal do Programa Internacional “Roots & Shoots” do Instituto Jane Goodall.

O concurso desafia os estudantes a observar comunidade que os rodeia, dando especial atenção ao ambiente, às pessoas e aos animais, «para então identificarem algum aspeto que gostassem de melhorar ou mudar sob a forma de uma ideia para melhorar o mundo».

Ao vencer este concurso, para além da assinatura mensal da revista e de uma ida ao Teatro Tivoli BBVA e ao Jardim Zoológico, a turma teve a visita de técnicos da National Geographic, que realizaram um Workshop sobre Jane Goodall e o seu programa Roots & Shoots e que fizeram o registo do projeto com reportagem fotográfica e filme.

Os alunos da turma do 5ºB tiveram, mesmo, a oportunidade de conhecer a famosa primatologista e defensora da vida animal Jane Goodal. No Jardim Zoológico de Lisboa, os jovens vila-bispenses participaram num workshop com os tratadores dos primatas.

Os alunos desta turma da Escola EB 2/3 de São Vicente de Vila do Bispo «foram os únicos representantes das escolas públicas, algo que foi enaltecido pelos organizadores do evento», acrescentou a Câmara de Vila do Bispo, que patrocinou a viagem dos estudantes a Lisboa para receber o prémio. A coordenação do projeto esteve a cargo do professor Paulo Redondo.

Comentários

pub