Alunos de música de todo o país aperfeiçoaram a sua arte em Lagoa

Alunos e professores de escolas de música de todo o país juntaram-se em Lagoa para participar em nova edição do […]

Alunos e professores de escolas de música de todo o país juntaram-se em Lagoa para participar em nova edição do Estágio Juvenil de Sopros e Percussão – Nova Filarmonia, que decorreu entre 8 e 15 de Julho.

A iniciativa, promovida pela Câmara de Lagoa e pela Academia de Música de Lagos/Conservatório de Música de Lagoa, juntou aprendizes de música entre os 10 e os 18 anos proveniente de bandas filarmónicas de vários pontos do país, «proporcionando-lhes a oportunidade de criarem hábitos de trabalho e desenvolverem o gosto de tocar em conjunto e em público».

«A estratégia pedagógica foi direcionada para uma vertente orquestral – com flauta transversal, oboé, fagote, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone, eufónio, tuba, percussão, violoncelo, contrabaixo e piano – com um repertório eclético que passou pelo infantil, cinematográfico, pop, blues, erudito e algumas peças a solo, de acordo com as capacidades dos alunos que nele participaram», segundo a Câmara de Lagoa.

De 8 a 14 de julho foram feitos ensaios abertos à comunidade no Conservatório de Música de Lagoa. No dia 11 realizou-se uma arruada pela Cidade e no dia 15 decorreu o concerto de encerramento junto à praia do Carvoeiro.

Este evento, realizado pelo oitavo ano consecutivo, «procura complementar a oferta e dar um contributo importante para a arte de tocar em conjunto, estimulando o gosto pela música e enriquecendo o património artístico regional», concluiu a autarquia.

Comentários

pub