Verão “nasce” esta quarta-feira logo de manhã

O Verão começa esta quarta-feira, dia 21 de Junho, às 5h24, hora a que ocorre o solstício de Verão (no […]

O Verão começa esta quarta-feira, dia 21 de Junho, às 5h24, hora a que ocorre o solstício de Verão (no hemisfério Norte). É neste dia que o Sol alcança o ponto mais alto no céu de todo o ano.

É também o maior dia do ano, com o Sol a nascer entre as 5h50 em Bragança e as 6h15 no Algarve, e a pôr-se entre as 20h55 em Faro, e pouco depois das 21h00 no Norte de Portugal Continental.

Nos Açores, o Sol nasce por volta das 7h20 e põe-se por volta das 22h10, enquanto na Madeira nasce por volta das 7h00 e põe-se por volta das 21h20.

O Verão continua até dia 22 de Setembro, dia em que, às 20h02, tem lugar o equinócio, que marca o início do Outono, no hemisfério norte.

Em astronomia, solstício (do latim sol + sistere, que não se mexe) é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador.

Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em Dezembro (de Inverno) e em Junho (de Verão). O dia e hora exatos variam de um ano para outro. Quando ocorre no Verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano. Analogamente, quando ocorre no Inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano.

Comentários

pub