Sociedade Ponto de Verde dá dicas para «um Verão mais amigo do ambiente»

Dar descanso a tudo… menos à reciclagem, separar as embalagens de metal, ou não deitar lixo para a areia ou […]

Dar descanso a tudo… menos à reciclagem, separar as embalagens de metal, ou não deitar lixo para a areia ou para o mar são algumas das dicas da Sociedade Ponto Verde para «um Verão mais amigo do ambiente».

«Todos nós precisamos de umas férias, mas há hábitos essenciais que nem na altura de descansar devem ser descurados, como por exemplo, a reciclagem. Seja qual for o plano – um piquenique, uma ida à praia ou um passeio no campo – leve consigo um saco para os papéis, um para o plástico, metal e pacotes de sumo e, se for caso disso, ainda outro para o vidro», explica aquela sociedade.

Assim, na hora de colocar no ecoponto, o lixo já está separado e não tem de se preocupar em o selecionar. Se for de férias para fora da sua cidade, com certeza haverá um ecoponto próximo – o sistema Ponto Verde abrange 100% do território nacional, com mais de 43 mil ecopontos em todo o país.

«Basta ter consigo um destino para cada tipo de resíduo e verá que a tarefa é simples e o ambiente agradece», considera a Sociedade Ponto Verde.

Quanto aos protetores solares: se a embalagem for de plástico ou de metal, quando chegada ao final, o seu destino deve ser o ecoponto amarelo. Se esta vier dentro de uma caixa de cartão, também ela deve ir para o ecoponto azul.

Já o «aço e o alumínio são materiais que ainda suscitam algumas dúvidas na hora de reciclar. Podem estar presentes nas embalagens de take-away e congelados, nas latas de conservas e de bebidas, e até no papel de alumínio, entre outras. Depois de saborear a sua refeição, não se esqueça de colocar essa embalagem no ecoponto amarelo».

No que diz respeito às idas à praia, «lembre-se de que este é um espaço público e natural e que a reciclagem deve ser recordada. Leve sacos pequenos para separar o lixo e, à saída da praia, coloque-os nos respetivos ecopontos. As beatas também não devem ficar na areia – estas não são biodegradáveis e em muitas praias já há disponíveis cinzeiros portáteis, que pode levar consigo para as colocar e depois devolver à saída da praia, sem impacto ambiental».

E mesmo as pequenas refeições, como cachorros-quentes, devem ser tidas em conta, uma vez que «bisnagas vazias de mostarda devem ir para o ecoponto amarelo».

Quanto às embalagens de vidros podem ganhar uma nova vida com a reciclagem. «Na realidade, o vidro pode ser reciclado eternamente, com 100% de aproveitamento. Transformar começa por reciclar», considera a Sociedade Ponto Verde.

E depois do lanchinho de fim de tarde em que um néctar fresquinho não pode faltar… não se esqueça de colocar o frasco de vidro no ecoponto verde.

Também as latas de refrigerantes devem ser separadas e colocadas para reciclar. Já as latas metálicas vazias de aerossóis devem ir para o ecoponto amarelo. Depois de reciclado, o metal que as compõe irá ganhar uma nova vida.

Mesmo os perfumes de Verão, desde que tenham frasco de vidro, devem ser colocados no ecoponto verde.

 

Comentários

pub