Rota do Petisco das Terras da Ria começa hoje…e já conseguiu um “milagre”

Se não tivesse mais nenhuma virtude – e tem muitas -, a nova Rota do Petisco das Terras da Ria […]

Se não tivesse mais nenhuma virtude – e tem muitas -, a nova Rota do Petisco das Terras da Ria já poderia, pelo menos, anunciar ter sido responsável por uma quase milagre: é que ontem, ao início da noite, no lançamento oficial no Museu de Faro, conseguiu colocar lado a lado, e sorridentes, os presidentes das Câmaras de Faro e de Olhão…

Aliás, tanto Rogério Bacalhau, edil social-democrata de Faro, como António Pina, edil socialista de Olhão, deram conta disso nos breves discursos que proferiram, entre sorrisos ou mesmo gargalhadas dos convidados. A Rota do Petisco «tem a vantagem de juntar o que geralmente está afastado» disse mesmo António Pina.

«Temos muito a ganhar por trabalharmos em conjunto», acrescentou o autarca olhanense, que chegou mesmo a agradecer à associação Teia d’Impulsos, que organiza a Rota do Petisco, «por ter impulsionado a união entre Olhão e Faro».

Rogério Bacalhau, por seu lado, fez questão de sublinhar o interesse que o evento tem para fomentar a economia e os negócios locais, nomeadamente na vertente do turismo gastronómico, nos dois concelhos vizinhos.

Esta apresentação teve o condão de ser muito ecuménica do ponto de vista político, uma vez que também por lá estiveram representantes de outros partidos, como o vereador António Mendonça, da CDU, que é de novo candidato.

 

O presidente da Câmara de Olhão, o presidente da Câmara de Faro e o vereador António Mendonça

Questões políticas e de (má) vizinhança à parte, a primeira edição da Rota do Petisco nas terras da Ria Formosa começa hoje, dia 2 de Junho, e prolonga-se até 9 de Julho, em 34 restaurantes e pastelarias das duas cidades (e arredores). São 34 boas razões para «percorrer as ruas de Faro e Olhão com o apetite bem desperto e diversão no horizonte».

Ontem, nos claustros do antigo convento que alberga o Museu Municipal de Faro, alguns dos petiscos, ao som de Tércio nanook ou do DJ Nuno Silva, foram dados a provar aos convidados e a verdade é que…não sobrou nada! Um bom augúrio para o mês que, quem gosta de comer bem e de conviver, poderá agora dedicar a percorrer, se não todos, pelo menos a maioria dos estabelecimentos aderentes a esta Rota do Petisco das Terras da Ria.

O conceito é simples: petisque aqui e acolá por um preço módico. Os estabelecimentos aderentes oferecem uma ementa especial ao preço de 3 euros por “Petisco” (petisco + bebida) e a 2 euros o “Doce Regional” (sobremesa + bebida) a quem apresentar o passaporte da Rota do Petisco para ser carimbado.

Este passaporte custa 1 euro e pode ser adquirido nos restaurantes e pastelarias participantes ou num dos Postos de Informação da Rota do Petisco: Postos de Turismo de Faro e de Olhão, Centro Náutico da Ilha de Faro e Museu Municipal de Olhão.

O valor pago na aquisição do passaporte reverte integralmente para o apoio dos 12 projetos sociais apoiados pela Rota Solidária.

Com o passaporte da Rota do Petisco, os petiscadores dão… mas também recebem. «Ao angariar pelo menos 12 carimbos, recebe automaticamente um brinde e fica habilitado a um dos prémios da Rota do Petisco. E há ainda mais ofertas e descontos a descobrir!», conta a Teia d’Impulsos.

 

Para saber quais os restaurantes e pastelarias aderentes e quais os seus petiscos, clique aqui:

 

Fotos: Elisabete Rodrigues|Sul Informação

 

Comentários

pub