Presidente da AAUAlg quer que próximo reitor seja «também dos estudantes»

Um reitor que seja também dos estudantes. É esta a principal caraterística que o futuro responsável máximo pela Universidade do […]

Um reitor que seja também dos estudantes. É esta a principal caraterística que o futuro responsável máximo pela Universidade do Algarve (UAlg) deverá ter, na visão de Rodrigo Teixeira, presidente da Associação Académica e membro do Conselho Geral da UAlg.

«Há, por vezes, a sensação de que o reitor é dos docentes e dos funcionários, mas os estudantes também são a academia. Tem de haver uma particular atenção à associação académica, aos estudantes, aos projetos que têm e ao apoio que lhes é preciso dar», considerou o presidente da AAUAlg.

A decisão de não se recandidatar já oficializada pelo reitor da UAlg António Branco e as eleições para o seu sucessor foram dois dos temas sobre os quais Rodrigo Teixeira falou com o Sul Informação e com a Rádio Universitária do Algarve RUA FM, como convidado do programa radiofónico “Impressões”.

Apesar de não ficar tranquilo após o anúncio de António Branco de que não seria recandidato ao cargo que agora ocupa, o presidente da AAUAlg acredita que surgirá alguém com o perfil adequado.

«O senhor reitor falou comigo pessoalmente, para que eu não soubesse por um comunicado uma decisão tão importante para a academia. Como é óbvio, é algo que me deixa um pouco preocupado, como acontece sempre que há uma situação de perda de liderança. Mas, sabendo que haverá eleições para a reitoria este ano, que se consiga arranjar um ou mais candidatos que tenham as qualidades, a postura e, acima de tudo, a competência para ocupar o cargo», referiu.

Na qualidade de presidente da direção geral da associação que representa os estudantes da Universidade do Algarve e, ao mesmo tempo, de membro eleito do Conselho Geral, Rodrigo Teixeira defende que o próximo reitor além de, «acima de tudo, ser também dos estudantes», deverá ter outras caraterísticas.

Entre elas, «uma visão social». «É importante que tenha noção de que há estudantes que, para poderem estudar, têm de ter uma série de apoios. Infelizmente, nem todos os alunos que saem do Secundário e querem ingressar no Ensino Superior o podem fazer. Esse é um dos maiores desafios que temos pela frente, enquanto sociedade», acredita Rodrigo Teixeira.

Por fim, defende que o próximo responsável máximo pela academia algarvia deverá ter «uma visão de futuro para a Universidade do Algarve, que saiba muito bem o que quer e para onde a universidade deve ir para se afirmar».

Com o Conselho Geral completo, depois de empossados os dez membros externos, que se juntam aos já oficializados representantes dos professores (18 elementos), dos alunos (6) e do pessoal não docente e não investigador (1), o processo de escolha de um novo reitor deverá ser lançado muito em breve.

Os candidatos, além de apresentar um programa de ação, terão de se submeter a audições com os membros deste órgão, responsável pela eleição do reitor. Será, igualmente, o Conselho Geral a ter a incumbência de aprovar o plano estratégico da UAlg, apresentado pela reitoria.

Oiça a entrevista a Rodrigo Teixeira na íntegra:

Comentários

pub