Portimão já apresentou Plano Operacional Municipal para prevenir e combater os incêndios florestais

O Plano Operacional Municipal de Portimão de prevenção e combate aos Incêndios Florestais para o corrente ano foi apresentado na […]

O Plano Operacional Municipal de Portimão de prevenção e combate aos Incêndios Florestais para o corrente ano foi apresentado na terça-feira, 30 de Maio, numa sessão pública presidida pela presidente da Câmara Isilda Gomes, que teve lugar no CIRM – Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense, na Mexilhoeira Grande.

Na apresentação, no Adro da Igreja Matriz, foram entregues equipamentos de proteção individual e de uso coletivo para o combate a incêndios florestais, combate a incêndios urbanos e industriais, matérias perigosas e outras áreas de apoio logístico para as operações de proteção e socorro.

Teve ainda lugar uma exposição dos meios e recursos, que são, segundo nota de imprensa da Câmara de Portimão, «reflexo do investimento que autarquia tem realizado neste âmbito, e que, no presente ano, se aproximará da quantia de um milhão de euros, mantendo-se o mesmo investimento que ocorria quando existia a taxa municipal de proteção civil».

A presidente Isilda Gomes reiterou «a plena confiança em todas as mulheres e homens que diariamente garantem a defesa da nossa floresta», realçando «o profissionalismo, a dedicação e competência de todo o dispositivo».

«O trabalho de casa foi feito e o poder político deve disponibilizar todas as ferramentas essenciais para que estas forças possam desempenhar a sua missão em segurança e com eficiência», salientou a autarca portimonense, que garantiu ter Câmara Municipal correspondido «a todas as solicitações da proteção civil municipal neste e noutros âmbitos da proteção e socorro».

Isilda Gomes terminou com o «apelo à adoção de comportamentos seguros por parte dos cidadãos, pois a maior parte dos incêndios ocorre por ação humana», enaltecendo o importante trabalho de sensibilização que tem sido feito em Portimão, e reforçando o papel do cidadão na redução das ignições, porque «Portugal sem fogos, depende de todos».

 

No final da apresentação, a cadeia de hipermercados Jumbo, representada pelo seu diretor Luís Ângelo, entregou um kit de alimentação para os bombeiros à presidente da Câmara, enquanto Autoridade Municipal de Proteção Civil, e ao presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Portimão, Álvaro Bila, enquanto entidade responsável pela coordenação do apoio logístico alimentar nos teatros de operações.

A Câmara explica que, com este «ato simbólico», a cadeia de hipermercado firmou «o seu apoio na disponibilização gratuita de alimentos para constituir os referidos kits».

A cerimónia culminou com o juramento e ingresso de dez novos operacionais nos Bombeiros de Portimão.

Depois de concluírem o Curso Inicial de Bombeiro com aproveitamento e um processo de estágio em contexto real de trabalho, com mais de 1.000 horas de preparação, os novos elementos realizaram, perante o Estandarte da Instituição que agora servem, o juramento de bombeiro, que representa uma confirmação de responsabilidade e um compromisso para com os valores dos Bombeiros de Portimão nesta missão de interesse público.

No final, e para simbolizar a condição de “prontos”, foi-lhes entregue o capacete e as insígnias de Bombeiro de 3ª.

A Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Portimão entregou, ainda, os respetivos Equipamentos de Proteção Individual, num investimento de 3.000 euros por cada um dos novos operacionais.

Na sessão marcaram, ainda, presença o executivo, presidentes de Junta, membros da Assembleia Municipal e de Freguesia, e representantes do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Bombeiros de Portimão, Forças e Serviços de Segurança, Associações de Produtores Florestais, Corpo Nacional de Escutas, Cruz Vermelha Portuguesa, dirigentes da Câmara Municipal, e demais entidades cooperantes que concorrem para a Defesa da Floresta Contra Incêndios no concelho.

O Plano Operacional Municipal (POM), que é aprovado anualmente pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), em sede da Comissão Municipal da Defesa da Floresta contra Incêndios, materializou a estratégia que está delineada pelo Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) para o presente ano de 2017.

 

 

Comentários

pub