Portimão aproveita as noites amenas de Verão para dar a conhecer o seu património edificado

O património histórico edificado de Portimão vai ser dado a conhecer em passeios culturais noturnos. As saídas estão marcadas para […]

O património histórico edificado de Portimão vai ser dado a conhecer em passeios culturais noturnos. As saídas estão marcadas para os dias 14 de Julho e 11 de Agosto, em Alvor, e para os dias 28 de Julho e 18 de Agosto, no centro histórico de Portimão, e começam sempre às 21h00.

Na vila piscatória, será dada a conhecer a herança islâmica de Alvor, onde existem construções com cerca de mil anos. «A vila possui três edifícios de planta centralizada, atualmente transformados em pequenas capelas, cuja função e cronologia iniciais remontam à época islâmica», segundo a Câmara de Portimão. Serão visitados o Morabito de São Pedro, situado perto do Cemitério de Alvor e para onde está marcado o ponto de encontro para o passeio, o Morabito anexo à Igreja Matriz de Alvor e este edifício religioso, o Museu Etnográfico, o Castelo e a arquitetura civil.

Na cidade de Portimão, as saídas levarão os participantes «em busca de paisagens urbanas que caracterizam e dão personalidade ao coração da cidade». O ponto de encontro para o passeio é o Coreto da Praça Manuel Teixeira Gomes, de onde partirá um trajeto que passa no Jardim Bívar, na Casa Manuel Teixeira Gomes, no Largo 1º de Dezembro, na Igreja Matriz, na Alameda da Republica e no Largo 1º de Maio. A equipa do Gabinete do Património da autarquia vai guiar este passeio.

«Há um concelho de Portimão que todos conhecem e um outro que só se deixa desvendar por quem entra porta adentro, disposto a deixar-se interpelar pela beleza de cada monumento, sítio arqueológico, igreja ou museu. É este “Portimão” que se convida a conhecer através de passeios culturais noturnos onde poderá mergulhar nos séculos para ouvir as histórias que o património cultural tem para contar. Os passeios culturais noturnos visam conjugar as temperaturas amenas de verão com o acréscimo de visitantes da época, proporcionando aos locais e visitantes experiências culturais diferentes pelo contacto com os monumentos e espaços emblemáticos do concelho», enquadrou a Câmara portimonense, que organiza os passeios com o apoio das Juntas de Freguesias de Portimão e Alvor, do ISMAT-Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes e da Santa Casa da Misericórdia de Alvor.

As inscrições para os passeios são gratuitas, mas têm um número limitado de participantes, pelo que devem ser feitas até um dia antes dos respetivos passeios, através do email [email protected] ou dos telefones 282470799 e 282480488.

Comentários

pub