Museu de Portimão mostra um olhar a partir do céu sobre a cidade

  A exposição de fotografia  aérea “Voando sobre Portimão” vai ser inaugurada no dia 17 de Junho, às 18h00, no […]

 

A exposição de fotografia  aérea “Voando sobre Portimão” vai ser inaugurada no dia 17 de Junho, às 18h00, no Museu de Portimão. A mostra vai exibir as imagens captadas por Bruno Fonseca a partir do parapente motorizado de Ramiro Spinedi.

Segundo revela a Câmara de Portimão, as fotografias «dão a conhecer a cidade e a sua envolvente», sendo que a exposição está está dividida em cinco áreas: Portimão, Praia da Rocha, Praias de Portimão e Alvor, Alvor e Ferragudo».

A mostra aborda «tanto o património edificado como a paisagem natural, apoiando-se em fotografias obtidas com vários tipos de luz ao longo do dia, desde o nascer-do- sol até ao início da noite».

A autarquia diz  que «quem observar as imagens selecionadas ficará com uma ideia mais concreta da cidade e da sua aérea circundante. Irá perceber como se organiza, conhecer mais sobre a sua riqueza natural e de como concentra, numa relativa pequena extensão de território a história, a diversidades dos seus equipamentos, a qualidade internacional das suas praias, o campo, a serra aqui tão perto e a estreita relação entre o rio, as ribeiras e o oceano Atlântico».

As fotografias expostas fazem parte do projeto “Portimão, Você Está Aqui“.

A Câmara de Portimão conta que «Bruno Fonseca, natural de Santarém, conhece Portimão quando criança onde passava férias com os pais todos os anos tendo aí vindo a residir aquando do seu ingresso no Pólo de Portimão da Universidade do Algarve».

O fotógrafo conhece Ramiro Spinedi, natural de Buenos Aires, em 2003, quando ambos faziam animação turística na Praia da Rocha.

Nessa altura, prossegue a autarquia, «Ramiro Spinedi já praticava parapente sem motor tendo vindo a dedicar-se exclusivamente à prática de parapente motorizado, sendo de momento uma referência neste desporto».

A ideia de criar este projeto, que alia o interesse pela fotografia de Bruno Fonseca com a perícia de voo de Ramiro Spinedi, surgiu há quatro anos.  A iniciativa pretende «captar a cidade e sua envolvente com ângulos pouco usuais e a mostrar toda a riqueza visual de Portimão».

Comentários

pub