Ministro garante «colocação imediata» de 24 enfermeiros no centro de reabilitação de São Brás

O Ministério da Saúde vai providenciar a «colocação imediata de 24 enfermeiros e de alguns outros profissionais de saúde» no […]

O Ministério da Saúde vai providenciar a «colocação imediata de 24 enfermeiros e de alguns outros profissionais de saúde» no Centro de Medicina Física e Reabilitação (CMR) do Sul, garantiu esta segunda-feira o ministro Adalberto Campos Ferreira numa reunião que manteve com autarcas de São Brás de Alportel e funcionários da unidade de saúde situada neste concelho.

Segundo a Câmara de São Brás de Alportel, os meios que serão disponibilizados «são absolutamente necessários ao pleno funcionamento do Centro, permitindo que esta unidade possa retomar o internamento, na totalidade das suas camas». «Este procedimento em regime extraordinário, será desenvolvido pela Administração Regional de Saúde, através do Centro Hospital do Algarve», acrescentou a autarquia.

Como o Sul Informação avançou em primeira-mão, o ministro da Saúde convocou os autarcas de São Brás de Alportel para uma reunião em Lisboa, que teve lugar ontem, dia 5 de Junho. O convite foi feito através de um telefonema para o presidente da Câmara são-brasense, que o estendeu à  vice-presidente do executivo socialista, ao presidente da Junta de Freguesia de São Brás (PS) e a representantes dos eleitos para a Assembleia Municipal do PS e PSD, bem como a profissionais do CMR Sul.

De fora, ficaram os vereadores social-democratas da Câmara de São Brás de Alportel, que já manifestaram a sua indignação pelo facto de, alegadamente, a sua presença ter sido recusada pelo edil são-brasense e de ter sido escolhido para acompanhar a comitiva Tiago Silva, que concorreu nas listas do PSD à AM em 2013 mas «não chegou a ser eleito nem nunca participou em qualquer Assembleia».

Na reunião em que o PSD garante não ter estado representado, o ministro terá assegurado, ainda, que está para «muito breve» a aprovação do decreto-lei que criará o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), onde o CMR Sul será integrado «na qualidade de Entidade Pública Empresarial (EPE), dotado da autonomia necessária ao seu pleno funcionamento, como anteriormente», segundo a Câmara.

No sábado, o presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve Paulo Morgado afirmou ao Sul Informação que esperava que este decreto fosse aprovado no Conselho de Ministros do mês de Junho.

Para o responsável máximo pela entidade que gere o SNS no Algarve, a criação do CHUA será fundamental para resolver este e outros problemas que afetam o setor da saúde na região.

Como afirmou na mesma altura Paulo Morgado, que também acompanhou a comitiva que foi a Lisboa, à semelhança da diretora do centro Arminda Lopes e de quatro profissionais de saúde desta unidade, o encontro serviu para tranquilizar autarcas e trabalhadores.

Adalberto Campos Fernandes disse que o encerramento do CMR Sul «jamais poderá ser equacionado», tendo em conta que é uma «pérola da saúde no país» e deu carta branca à ARS do Algarve «para pôr em marcha todas as diligências necessárias para a colocação dos profissionais em falta dado ser esta a principal causa dos constrangimentos ao pleno funcionamento da unidade».

O PSD, por seu lado, diz que este é «um problema cuja resolução já foi anunciada várias vezes e agora não dá para esconder mais, pois o CMR Sul está numa situação de rutura premente».

Quanto à solução encontrada pela ARS do Algarve para colmatar a saída de três enfermeiros, passa, segundo os social-democratas pela disponibilização de «um enfermeiro do CHA que vai “quando pode”». «Relembramos aos esquecidos que, das 54 camas existentes no centro, apenas 18 estão a ser utilizadas devido à falta de enfermeiros», acrescentou o PSD/São Brás de Alportel.

Comentários

pub