Mina de São Domingos testa instalação piloto para tratar águas ácidas

“Mina de São Domingos – Tratamento das Águas Ácidas em Instalações Piloto Utilizando Processos de Biorremediação” é o título da […]

“Mina de São Domingos – Tratamento das Águas Ácidas em Instalações Piloto Utilizando Processos de Biorremediação” é o título da apresentação marcada para o próximo dia 20 de Junho, às 9h30, na Fundação Serrão Martins, na Mina de São Domingos (Mértola).

A sessão contará com a participação de representantes das instituições que integram o projeto Biometal Demo – “Biometal demonstration plant for the biological rehabilitation of metal bearing wastewaters”, financiado pela Comunidade Europeia no âmbito do Programa FP7/2007-2013.

Trata-se de um projeto comunitário desenvolvido com o objetivo de estudar e testar processos inovadores de tratamento de águas com metais pesados, entre as quais, águas de drenagem ácida de mina, como as da Mina de São Domingos.

A apresentação incluirá uma visita à instalação piloto desenvolvida pela LCW Consult e localizada na Estação de Tratamento de Águas Residuais da Mina de São Domingos.

Numa fase inicial foram estudados pelo Centro de Investigação de Ciências do Mar (CCMAR, da Universidade do Algarve), Universidade de Salamanca, Universidade de Madrid e ARMINES processos alternativos de tratamento das águas da Mina de São Domingos, que conduziram posteriormente à implementação de instalações piloto para aferição e otimização dos resultados obtidos à escala laboratorial.

A apresentação tem como objetivo apresentar os resultados obtidos, até ao momento, no projeto Biometal Demo, no que concerne ao tratamento das águas ácidas da Mina de São Domingos e proporcionar aos participantes uma visita guiada à instalação piloto em funcionamento desde Abril passado.

Na instalação piloto, está a ser testado um processo de biorremediação de águas ácidas de mina com bactérias redutoras de sulfato desenvolvido à escala laboratorial pelo CCMAR.

Trata-se de um processo simples, de baixo custo, capaz de remover metais e sulfato para concentrações abaixo dos valores máximos recomendados pela legislação portuguesa para águas de rega.

A implementação da instalação piloto contou com a colaboração da Câmara Municipal de Mértola e da empresa Águas do Alentejo, a qual cedeu temporariamente o espaço necessário na infraestrutura da ETAR de Mina de São Domingos.

Comentários

pub