Lagos hasteou Bandeiras Azuis a meia haste em solidariedade pela tragédia nacional

O Município de Lagos já hasteou as Bandeiras Azuis em todas as suas zonas balneares e a Bandeira Praia Acessível […]

O Município de Lagos já hasteou as Bandeiras Azuis em todas as suas zonas balneares e a Bandeira Praia Acessível em quatro delas. A cerimónia decorreu no dia 20 de Junho e, em solidariedade com a tragédia que se vive no país com os incêndios de Pedrógão Grande e municípios vizinhos e com as populações vítimas deste enorme flagelo, as bandeiras foram hasteadas a meia haste.

Este ano, o Programa Bandeira Azul lança um novo desafio – «para cuidar do Planeta devemos começar por cuidar da nossa terra. É tempo de agir. Começar a cuidar do mundo a partir do nosso quintal é o passo natural depois de termos aprendido a cuidar da casa».

Em Lagos, a Câmara Municipal considera que «os resultados da filosofia da Bandeira Azul ao longo dos anos são bem visíveis». No entanto, salienta a autarquia, «este ano queremos fazer ainda mais» e «envolver a comunidade para “cuidar” da sua terra».

Na cerimónia, que contou com a presença do executivo municipal, técnicos da autarquia e vários convidados, foram hasteadas as Bandeiras Azuis na Praia da Luz, Porto de Mós, Praia da Batata, Meia Praia, Camilo e D. Ana.

As primeiras quatro também ostentam a Bandeira Praia Acessível – Praia para Todos, que garante um acesso mais facilitado a cidadãos com mobilidade condicionada, através de estacionamento reservado junto ao areal e rampas apropriadas para cadeiras de rodas.

“Embora existam iniciativas que temos mesmo de levar avante”, referindo-se à data prevista para o hastear das bandeiras, “hoje fazêmo-lo num contexto muito especial, considerando toda a tragédia que se abateu nos municípios do nosso país que continuam a ser fustigados pelos incêndios que lavram desde sábado. É em respeito a essa situação que hoje hasteamos todas as nossas bandeiras a meia haste», salientou a presidente da Câmara Joaquina Matos.

Recordando que a iniciativa da Bandeira Azul já decorre em Lagos desde 2007, a autarca aproveitou para agradecer todo o apoio aos patrocinadores da campanha deste ano, nomeadamente à Unilever, Ecoambiente, Intermarché e Hotel Tivoli Lagos, bem como a todas as entidades e instituições que se têm associado a este grande projeto ao longo dos anos.

A terminar, Maria Joaquina Matos lembrou que “os projetos só alcançam bons resultados quando todos contribuímos para o mesmo”, deixando a certeza que “a autarquia tudo fará para que este verão seja um sucesso, e que se afirme e reafirme Lagos como um destino turístico de excelência”.

A Bandeira Azul representa a garantia da qualidade das águas balneares, das infraestruturas de apoio das praias, bem como do interesse das ações de informação e sensibilização ambiental levadas a cabo pela autarquia.

A este propósito, a Câmara realça que o projeto do município “Campanha Bandeira Azul – Lagos na Onda do Verão” foi recentemente distinguido com uma Menção Honrosa pelo Instituto de Tecnologia Comportamental (INTEC), no âmbito do concurso M2V – Melhores Municípios para Viver, na categoria de valorização ambiental, reconhecendo desta forma a qualidade do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela autarquia na área da sensibilização e educação ambiental e de valorização deste importante património.

 

Comentários

pub