JSD manifesta ao secretário de Estado preocupação por falta de nomeação de Delegado Regional de Educação do Algarve

A Comissão Política Distrital da Juventude Social-Democrata (JSD) algarvia questionou o secretário de Estado da Educação para saber «qual o […]

A Comissão Política Distrital da Juventude Social-Democrata (JSD) algarvia questionou o secretário de Estado da Educação para saber «qual o ponto de situação na nomeação do novo Delegado Regional de Educação do Algarve».

Em carta enviada ao secretário de Estado João Costa, o presidente da CPD da JSD/Algarve manifesta a sua «preocupação» pela falta de posição da secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, e do próprio primeiro ministro António Costa, «passados tantos meses da tomada de posse do Governo de Portugal».

Na missiva, Carlos Gouveia Martins manifesta a sua «preocupação sobre a ausência de estratégia para a educação no nosso distrito», salientando que a JSD/Algarve gostaria «de ter conhecimento sobre quais as boas notícias alusivas a esta matéria que o Governo de Portugal tem para dar aos Algarvios».

Francisco Manuel Marques tinha sido nomeado em Fevereiro de 2015 como novo Delegado Regional de Educação do Algarve. No entanto, a sua nomeação, bem como a de outros dois delegados regionais (Centro e Alentejo), foi considerada ilegal e o processo teve de começar de novo. Mas os delegados mantiveram-se em funções, através de nomeação em regime de substituição, embora já tenham ultrapassado em muito o prazo máximo de 90 dias determinado por lei para este tipo de situações.

Em Dezembro passado, o Ministério da Educação abriu novo concurso, publicado em meados de Janeiro no Diário da República, mas, segundo o jornal «Sol», «com critérios que beneficiam os atuais delegados, que entretanto se mantêm em funções de forma ilegal».

De acordo com aquele jornal, Francisco Manuel Marques é um dos 15 candidatos que se apresentaram a este novo concurso. Outros candidatos são, segundo o «Sol», Fernando Gomes, vereador da Câmara de Faro pelo PS e antigo diretor da Escola Secundária João de Deus (Liceu de Faro), bem como António Humberto Camacho dos Santos, chefe de gabinete do presidente da Câmara de Olhão, liderada pelos socialistas.

No entanto, o Sul Informação sabe que, entre os 15 candidatos, há também diversos diretores de agrupamentos de escolas do Algarve.

Comentários

pub