Jazz de Bruno Pernadas encerra Serões da Primavera em Santo Estêvão

O músico lisboeta Bruno Pernadas fecha o Ciclo Serões da Primavera, com um concerto este sábado, dia 3 Junho, às […]

O músico lisboeta Bruno Pernadas fecha o Ciclo Serões da Primavera, com um concerto este sábado, dia 3 Junho, às 22h00, na Casa do Povo de Santo Estêvão, em Tavira.

No concerto, Bruno Pernadas apresenta um dos dois álbuns que lançou o ano passado, “Worst Summer Ever”, onde mostra o seu lado mais jazzístico.

«É um trabalho mais baseado em música improvisada. Em Tavira, vamos reinterpretar os vários temas que compõem o disco, a cada concerto fazemos versões diferentes dos mesmo temas», revela Bruno Pernadas ao Musicália-Sul Informação.

No espetáculo, é ainda incluída uma música que, apesar de composta para tal, nunca chegou a ser incluída no disco, mas que ganha honras de abertura do concerto. “Espiritual Something” foi gravada, misturada, «poderia até fazer parte de um EP, mas isso não é habitual no jazz». Mas o músico traz ainda algumas novidades e novos temas para a apresentação ao vivo.

Bruno Pernadas mostra-se em quinteto com a sua guitarra, Pedro Pinto no contrabaixo, Bruno Pedroso na bateria, o saxofone entregue ao tavirense Desidério Lázaro e o piano a cargo do virtuoso João Paulo Esteves da Silva, considerado um dos melhores pianistas portugueses, com vastíssima discografia editada.

Apesar de uma formação jazzística, no Hot Clube Portugal, Bruno Pernadas andou sempre envolvido em projetos pop, fez parte de formações como os Real Combo Lisbonense, Suzie’s Velvet, Julie & The Carjackers (que fundou com João Correia), Minta & the Brooktrout, Benjamin e When We Left Paris.

Além de “Worst Summer Ever”, que apresenta este sábado em Tavira, o músico lançou, no mesmo dia, em Setembro passado, “Those Who Throw Objects At The Crocodiles Will Be Asked To Retrieve Them”, onde faz a fusão entre os seus lados pop e o jazz. «Fez sentido lançar os dois discos no mesmo dia, não foi uma manobra de marketing, mas serviu para apresentar o “Worst Summer Ever” a pessoas que, provavelmente não o iriam ouvir», destaca o músico.

Não sendo premeditado, acabou por se revelar uma atitude musicalmente pedagógica, num contexto onde a escuta da música se tem alterado. Bruno Pernadas afirma que o conceito da música jazz tem vindo, «felizmente», a mudar e as pessoas estão mais abertas, com «ouvidos mais disponíveis para outros estilos e até a música mais experimental e com muita informação».

O Ciclo Serões da Primavera, promovido pela Casa do Povo de Santo Estêvão, insere-se no programa “Viva a Primavera”, promovido pela Câmara Municipal de Tavira, e conta ainda com o apoio das Juntas de Freguesia da Luz de Tavira e Santo Estêvão e da Direção Regional de Cultura do Algarve. Trouxe a Santo Estêvão concertos de Señoritas, Samuel Úria, a guitarra portuguesa de António Chaínho e o jazz de Bruno Pernadas.

 

Bruno Pernadas – guitarra
Pedro Pinto – contrabaixo
João Paulo Esteves da Silva – piano
Bruno Pedroso – bateria
Desidério Lázaro – Saxofone

 

Para conhecer o disco
Pataca Discos – Worst Summer Ever

 

Comentários

pub